Bom dia! O Café com Ânderson está servido nesta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Emedebista indicado
Depois da saída de Émerson Stein (MDB), em novembro, a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde do governo do Estado já tem um nome definido para o comando. O MDB indicou Cleiton Fossá, suplente de deputado estadual com base em Chapecó, no Oeste do Estado. A posse está marcada para a próxima segunda-feira (22), em Florianópolis.

Troca de lado
Fossá, até então, era secretário de Relações Institucionais da prefeitura de Chapecó. Na prática, ele desembarca do projeto de João Rodrigues e embarca com Jorginho.

Cadeiras emedebistas
O governador Jorginho Mello (PL) tem prometido aos emedebistas que as cadeiras atualmente ocupadas pelo partido serão mantidas. É o que deve ocorrer também na Secretaria de Infraestrutura, com a saída de Jerry Comper, que vai disputar a reeleição em 2026.

Carol no jogo
Em entrevista ao Bom Dia SC, nesta quinta-feira (18), o governador voltou a colocar a deputada federal Carol de Toni como nome para compor a chapa ao Senado no grupo de reeleição dele. Até então, Jorginho tinha um discurso diferente e chegou a dizer que Carol não teria espaço. Agora, segundo ele, a deputada pode estar na cadeira ao lado de Carlos Bolsonaro, indicado do pai, Jair Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

Em qual partido
Caso se confirme que Carol pode estar na chapa ao Senado de Jorginho, resta saber por qual sigla ela disputará a eleição. A saída dela do PL já esteve mais próxima.

Mensageiro
Esta quinta-feira será movimentada na 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Estão em pauta pelo menos cinco processos diferentes relacionados à operação Mensageiro, que apura o escândalo do lixo em cidades catarinenses. Todos os casos envolvem prefeitos em exercício ou ex-prefeitos.

Mensageiro (2)
Um dos processos vai decidir a sentença do atual prefeito de Imaruí, Patrick Corrêa (Republicanos). Ele é réu na operação e chegou a ser preso durante as investigações, na quarta fase da Mensageiro.

Mensageiro (3)
Além disso, a 5ª Câmara vai decidir se recebe ou não as denúncias que envolvem ex-prefeitos de Lages, Rio do Sul, Ibirama e Rio Negrinho. Caso as denúncias sejam aceitas, os investigados passam à condição de réus.

Continua depois da publicidade

Podemos
O Podemos se reuniu na noite de terça-feira (16), em Palhoça, com pré-candidatos a deputado federal e estadual, além de lideranças regionais e representantes de diversos municípios catarinenses. O encontro, liderado pela deputada Paulinha, presidente estadual da sigla, consolidou o alinhamento político e estratégico das pré-candidaturas, reforçando o projeto partidário para Santa Catarina. A parlamentar é pré-candidata a deputada federal.

Tilápia do Vietnã
Uma portaria da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca do governo de Santa Catarina proibiu, em todo o território catarinense, a entrada, o trânsito, a comercialização e a distribuição de tilápia (Oreochromis spp.) fresca ou congelada, inteira, eviscerada, em postas ou em filés, provenientes do Vietnã. A importação foi reaberta recentemente pelo governo federal, o que gerou alerta no Estado.