Olá, bom dia! O Café com Ânderson desta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, está servido. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Briga pela tilápia
O novo foco da disputa entre o governo de Santa Catarina e o governo federal está na piscicultura. Nos últimos dias, o secretário de Aquicultura e Pesca de SC, Tiago Frigo, foi às redes sociais reclamar que a tilápia havia sido incluída na lista nacional de espécies exóticas invasoras. Ele apontou ainda que o governo federal liberou a importação do mesmo peixe vindo do Vietnã, sem análises importantes. O posicionamento de Frigo também foi visto como uma forma de proteger um importante vetor da agropecuária do Estado: a tilápia.
Resposta
Em contrapartida, o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Jean Ricardo, rebateu as afirmações do secretário catarinense ao afirmar que, no dia 30 de maio de 2025, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) publicou a resolução que reconhece a Lista Oficial de Espécies da Fauna Exóticas Invasoras no Estado de Santa Catarina. Nela, a tilápia está incluída. Ricardo ainda disse que a discussão que reacendeu o tema é conduzida pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio). O órgão, segundo ele, ainda não publicou a nova lista oficial, que está em fase de consulta e análise técnica.
Vai começar
A próxima semana dá o start nos 30 dias mais agitados da história recente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Está confirmada para o dia 5 de novembro a sessão do Órgão Especial que vai definir as novas câmaras a serem criadas com o aumento do número de desembargadores. A reunião será pela manhã. Depois, à tarde, às 14h, ocorre o Pleno do TJ-SC, com todos os magistrados, quando serão escolhidos os 10 nomes da magistratura que ocuparão as novas cadeiras.
Super Quinto
No dia 19 de novembro, às 14h, será realizada a sabatina dos integrantes da lista sêxtupla do Super Quinto da OAB-SC para uma vaga de desembargador. A sessão será presidida pelo desembargador Francisco Oliveira Neto, presidente do Tribunal.
Continua depois da publicidade
Super Dia
Em 3 de dezembro, enfim, será o dia das grandes decisões dentro do Tribunal. Em sessão do Pleno, marcada para as 9h, ocorrerão três votações internas. A primeira delas será para a presidência. Depois, virá a formação da lista tríplice do Super Quinto. Por último, será feita a escolha do novo juiz do TRE-SC advindo do próprio Tribunal.
Aliás
As avaliações de bastidores do Tribunal são de que o dia 3 será um prato cheio para medir as confianças nas relações. Com tantas votações importantes, e todas em formato secreto, o momento deixa brechas para as famosas traições.
No RJ
Está confirmada a presença do governador Jorginho Mello (PL) em um encontro de governadores no Rio de Janeiro (RJ), nesta quinta-feira. A reunião deve ocorrer por volta das 18h. O ponto central será a guerra contra o crime organizado, iniciada pelo governo do RJ na última terça-feira (28).
Policiais penais
Mais cedo, Jorginho participará da formatura dos 1.652 novos policiais penais de Santa Catarina. O evento será em Florianópolis, no Norte da Ilha. Parte do efetivo a ser incorporado vai suprir a saída dos agentes temporários que deixaram o governo recentemente por decisão do TJ-SC. Outra parte atuará nas unidades prisionais que serão abertas no Estado.
Continua depois da publicidade
Pré-candidata
A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel (PL), deve renunciar ao cargo em abril. Ela é pré-candidata a deputada estadual. Juliana foi eleita prefeita em uma eleição suplementar, em 2022, e reeleita no ano passado.
Aposta
Visivelmente, o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), está colocando todas as fichas no chefe de gabinete dele, Fábio Botelho (Podemos), para a eleição a deputado estadual em 2026. Nesta semana, foi nas redes sociais de Botelho que saiu, em primeira mão, o anúncio oficial do show de Dilsinho no Réveillon da Beira-Mar Continental. No vídeo, Botelho aparece ao lado do vereador Bezerra (MDB), que se tornou um dos seus cabos eleitorais para o ano que vem.