Bom dia, bom dia! É sexta-feira, 27 de junho de 2025. O Café com Ânderson está servido. Notas quentes de informações e bastidores. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

O candidato do pai

No dia 5 de julho, sábado, o PL realizará um evento em São José, na Grande Florianópolis, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. A grande dúvida é se o ato contará também com a presença de Carlos Bolsonaro, o filho “03” de Jair, lançado pelo pai para disputar o Senado por Santa Catarina em 2026.

Presença

Caso Carlos Bolsonaro realmente participe do evento, este será seu primeiro palco como futuro candidato do PL no Estado. Por questões burocráticas, o vereador do Rio de Janeiro precisa transferir seu domicílio eleitoral para Santa Catarina até seis meses antes da eleição, o que ainda lhe dá tempo antes de precisar efetivamente “se mudar” para o Estado.

Protagonismo feminino

Um dos painéis de maior repercussão no Summit Cidades, encerrado nesta quinta-feira (26), reuniu três lideranças femininas do Estado: a procuradora-geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavalazzi; a prefeita de Lages, Carmen Zanotto; e a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin. O debate foi mediado pela jornalista Dagmara Spautz, secretária de Comunicação de Balneário Camboriú.

Diferenças

Durante o debate, Rejane Gambin ressaltou, mais de uma vez, o bom relacionamento e o alinhamento com o prefeito de Joinville, Adriano Silva (NOVO), como exemplo de parceria eficaz entre homens e mulheres no serviço público. Por outro lado, a prefeita Carmen Zanotto, em tom de lamento, destacou que sua realidade é diferente. Sem entrar em detalhes, ela fez referência ao seu vice, Jair Júnior, que chegou a ser preso por violência contra a mulher em março deste ano.

Continua depois da publicidade

Pré-candidata

Rejane Gambin, aliás, deve disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2026, com o apoio de Adriano Silva. O prefeito, por sua vez, não pretende concorrer nas próximas eleições.

Maré mudou

O clima dentro da OAB-SC, nesta quinta-feira (26), indicava uma mudança de cenário quanto à aprovação das regras que definirão o edital do Quinto Constitucional para a vaga aberta no TJ-SC. Como a coluna publicou ontem, a proposta inicial previa cotas de gênero e raça. No entanto, a tendência passou a ser completamente oposta: o ambiente aponta para a manutenção das regras do último edital, de 2023 — ou seja, sem cotas e com voto aberto no Conselho Estadual.

A corrida vai começar

O Conselho Estadual da OAB-SC se reúne às 9h desta sexta-feira (27), em Florianópolis. Caso as regras sejam aprovadas, o edital deve ser lançado na próxima semana, oficializando a disputa mais acirrada dos últimos anos. Pelo menos nove nomes já estão cotados como pré-candidatos, sete homens e duas mulheres.

Lançou-se

Um novo nome na disputa é o do advogado Richard Silva de Lima, de Lages. Ele já participou de outras seleções para o Quinto Constitucional e chegou a integrar a Lista Tríplice. Agora, lançou-se oficialmente, engrossando a lista de concorrentes.

Continua depois da publicidade

Réus

A 5ª Câmara do TJ-SC aceitou, nesta quinta-feira (26), mais duas denúncias do MP-SC no âmbito da operação Mensageiro. As investigações envolvem os municípios de Bela Vista do Toldo e Imaruí.

PSD em BC

A prefeita Juliana Pavan assumiu a presidência do PSD em Balneário Camboriú. A mudança no comando do partido foi oficializada em reunião com a presença dos vereadores do PSD na Câmara Municipal, suplentes e do vereador licenciado Cristiano Santos, atual secretário municipal de Obras. Uma das missões de Juliana à frente do partido será sediar o encontro da Executiva Nacional em Santa Catarina, marcado para 11 de setembro. Balneário Camboriú será a primeira cidade não capital do país a receber o evento nacional do PSD, dividindo a programação com Florianópolis.