Bom dia! Está no ar o Café com Ânderson desta terça-feira, 11 de novembro de 2025. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Arrefeceu
Os principais protagonistas da crise bolsonarista em torno das vagas do Senado tiraram o pé do acelerador. Ficou apenas uma plateia no entorno, ainda tentando estimular a confusão. O pedido do senador Flávio Bolsonaro, filho 01 de Jair Bolsonaro, feito na sexta-feira (7), surtiu efeito.
Nasceu
A deputada federal Carol de Toni (PL), talvez o principal nome envolvido nos debates mais recentes por parte de Santa Catarina, deu à luz, nesta segunda-feira (10), sua segunda filha, Bárbara. Na reta final da gestação, a deputada já havia diminuído o ritmo dos trabalhos, que devem permanecer paralisados nas próximas semanas.
Pré-candidato
O professor e influenciador catarinense Henrique Folster vai disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ele recebeu convites de três partidos diferentes e aceitou filiar-se ao PSD. Folster é conhecido nas redes sociais pelas palestras e métodos atrativos de ensino de matemática, além do alto número de seguidores em diferentes plataformas digitais.
Aliás
As montagens das chapas para deputado estadual e federal têm causado muita dor de cabeça aos partidos. Sem as novas quatro vagas que eram esperadas para Santa Catarina, tanto na Câmara dos Deputados quanto na Alesc, muitos nomes resolveram desistir da disputa. As composições, portanto, ficaram mais complexas.
Continua depois da publicidade
Vereadores
A Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (UVESC) promove, entre esta terça-feira (11) e sexta-feira (14), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais, o maior evento do ano dedicado ao fortalecimento do Legislativo municipal catarinense. A programação reúne painéis, palestras e debates com grandes nomes nacionais, abordando temas como inovação, reforma tributária, agricultura, segurança pública, protagonismo feminino e o futuro das cidades.
Trabalho
Florianópolis será o centro das discussões sobre o futuro do trabalho no Brasil nesta quinta-feira (13), quando sedia a etapa estadual preparatória da II Conferência Nacional do Trabalho. O evento, de caráter tripartite, reunirá representantes das bancadas de empregadores, trabalhadores e governo, seguindo os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O encontro ocorrerá no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Coqueiros.
COP 30
Santa Catarina está representada em diferentes frentes em Belém. Além de nomes políticos, como o prefeito da Capital, Topazio Neto, e o deputado estadual Mauro de Nadal, entidades civis organizadas e associações também viajaram para a COP 30.
Fundamental
A presença catarinense em Belém é essencial para tratar de temas recorrentes em Santa Catarina. Os debates que ocorrem na COP 30 fazem parte de discussões sociais e econômicas que o Estado vem realizando ao longo dos anos. Além disso, temas sobre o futuro de SC também estão em pauta.
Continua depois da publicidade
Crime organizado
Um encontro no STF, nesta segunda-feira, reuniu os 27 procuradores-gerais de Justiça, incluindo a chefe do MP-SC, Vanessa Cavalazzi, para debater ações conjuntas de enfrentamento ao crime organizado e estratégias de cooperação entre instituições. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também participou. A reunião foi convocada pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pela ação em trâmite no Supremo que discute o tema no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635. Durante o encontro, todos apresentaram contribuições e relataram experiências locais, especialmente no combate ao crime organizado e no controle externo da atividade policial.







