Bom dia! O Café com Ânderson está servido. É terça-feira, 5 de agosto de 2025, e os destaques estão quentinhos com bastidores e informações. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
A informação
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), estava em Brusque, no final da tarde desta segunda-feira (4), quando soube da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante um evento do PL, Jorginho discursou e deu o tom que usaria horas depois em um vídeo divulgado nas redes sociais.
Moderado
Jorginho não se dirige diretamente a Alexandre de Moraes, tampouco ao STF. O discurso é voltado para “as instituições”, sem personalizar o alvo: “Isso é um apelo que faço a todas as instituições. Calma. A paz precisa voltar entre nós”. Diferentemente de outras lideranças bolsonaristas, o governador catarinense adota um tom mais moderado, evitando ataques diretos ao Supremo ou a Moraes, ainda que manifeste solidariedade ao ex-presidente pela prisão domiciliar.
Super Quinto
Terminam nesta quarta-feira (6) as inscrições para a disputa da vaga aberta pelo Quinto Constitucional da OAB-SC para o cargo de desembargador no TJ-SC. Encerrado o prazo, começa o calendário de eventuais recursos. A votação para a formação da lista de 12 nomes pelo Conselho Estadual será em 19 de setembro, e a consulta interna a todos os advogados inscritos na OAB-SC ocorrerá em 6 de outubro.
Prévia
Até a manhã desta terça-feira (5), 11 candidatos estavam inscritos na disputa. O prazo final encerra-se às 19h desta quarta-feira (6).
Continua depois da publicidade
Bolsas nas particulares
Em meio às apurações sobre inconsistências nas inscrições dos programas de bolsas do governo estadual, outro tema preocupa as universidades particulares beneficiadas pelo Fumdesc. No fim de julho, estudantes de Medicina de uma instituição ingressaram com ação civil pública pedindo a retirada de um limitador previsto na lei que criou o programa, em 2023: o Número Total de Estudantes (NTE), que restringe a até 4 mil o número de bolsistas por grupo educacional.
Regionalização
As instituições catarinenses afirmam que, caso o NTE seja derrubado pela Justiça, deixará de existir uma “distribuição mais justa e regionalizada” dos recursos. Segundo a Ampesc, que representa o setor, a regra evita a concentração de recursos em um único curso ou instituição. Sem ela, a tendência seria que Medicina absorvesse mais recursos, reduzindo vagas em outros cursos e regiões.
Simulação
Em simulação da Ampesc sobre a distribuição das bolsas do Fumdesc sem o limitador, em 2025, universidades com presença em todas as regiões deixariam de atender mais de 2.300 bolsistas. No Vale do Itajaí, seriam cerca de 260 estudantes a menos, e no Oeste, mais de 500 perderiam o benefício.
Pressão
Antes do recesso da Alesc, estudantes procuraram deputados para sugerir mudanças na lei. A Ampesc também prepara articulação junto aos parlamentares para defender sua posição.
Continua depois da publicidade
No STF (1)
O deputado estadual Zé Milton Scheffer (PP) solicitou ao STF sua admissão como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7811, que questiona o Código Ambiental de SC. Autor da atualização da lei em 2022, ele argumenta que a ação do MPF ignora especificidades geográficas e produtivas do Estado, ameaçando a segurança jurídica de agricultores, especialmente nas regiões de altitude.
No STF (2)
Zé Milton defende que a norma foi construída de forma técnica e participativa, já teve sua constitucionalidade reconhecida pelo TJSC e pelo próprio STF e não reduz a proteção ambiental, mas busca um modelo que una preservação e produção.
Novo emedebista
O ex-deputado federal Rodrigo Coelho filiou-se oficialmente ao MDB na noite desta segunda-feira (4), em Joinville. O ato contou com o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi (MDB-SP), e o presidente estadual, Carlos Chiodini.
Planos
Pré-candidato a deputado federal por Joinville, Coelho afirmou: “Não estou apenas assinando uma ficha de filiação, estou voltando para casa, para as minhas origens”, relembrando que iniciou sua carreira política no MDB.
Continua depois da publicidade
 
				 
                                    