Bom dia! Estamos na quarta-feira, 2 de julho de 2025. O Café com Ânderson chega quentinho de informações e bastidores. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Pacotão
Cerca de 50 projetos serão enviados pelo governo de Santa Catarina à Assembleia Legislativa (Alesc) nesta quarta-feira (2). Nem todos devem ser votados até 17 de julho, último dia de atividades antes do recesso parlamentar de meio de ano. Alguns projetos devem ficar para a segunda metade de 2025.
O que entrou
O “pacotão” do governador Jorginho Mello (PL) inclui, por exemplo, o reajuste salarial de diferentes grupos de servidores, entre eles, os da Educação. Outros segmentos do funcionalismo público também estão entre os beneficiados. Além disso, o pacote contempla a criação de políticas públicas, como o Sistema Estadual Ferroviário, o programa Estrada Boa Rural e o Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua.
Ficou de fora
Um dos projetos mais aguardados pelos deputados ainda não foi encaminhado à Alesc. O governo segue trabalhando na elaboração de uma proposta para ampliar a rede de saneamento básico em Santa Catarina. Embora já exista um projeto apresentado por parlamentares, o Executivo está desenvolvendo um novo formato, após ter retirado a proposta enviada anteriormente, em 2024.
Não vem
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou suas agendas políticas ao longo do mês de julho. Com isso, ele não virá a Santa Catarina neste final de semana, quando participaria do evento Rota 22, promovido pelo PL. Segundo mensagem divulgada por pessoas próximas, Bolsonaro recebeu recomendação médica de repouso, após crises recorrentes de soluços e vômitos.
Continua depois da publicidade
CPI
Em discurso na tribuna da Alesc nesta terça-feira (1º), o deputado Fabiano da Luz (PT) mencionou a possibilidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os indícios levantados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no programa Universidade Gratuita. Segundo o TCE, mais de 800 bolsistas possuem patrimônio milionário, alguns com carros de luxo avaliados em mais de R$ 500 mil.
Clima
Como se sabe, a instalação de uma CPI depende do ambiente político. Desde que o TCE revelou os dados, havia rumores na Assembleia sobre uma possível investigação, mas ninguém havia se manifestado publicamente. Fabiano foi o primeiro a abordar o assunto de forma aberta.
Novo emedebista
O ex-deputado federal Rodrigo Coelho decidiu filiar-se ao MDB. A oficialização ocorrerá até o final de julho, em Joinville, e deve contar com a presença do deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e do líder do partido na Câmara, Isnaldo Bulhões. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (1º), durante uma reunião com integrantes da bancada estadual e o presidente do MDB de Santa Catarina, o deputado federal licenciado e atual secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini.
Justiça Federal
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (1º) a proposta do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que cria oito cargos e respectivas varas federais no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a serem instaladas em Santa Catarina. O texto segue agora para sanção presidencial. O STJ justificou a medida afirmando que, proporcionalmente, SC tem mais processos do que os outros dois estados do TRF-4 — Rio Grande do Sul e Paraná — tanto em relação à população quanto ao número de juízes em atividade.
Continua depois da publicidade
Ética
Nesta terça-feira (1º), o deputado federal Fábio Schiochet (União Brasil-SC) foi eleito presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Segundo a Agência Câmara de Notícias, o parlamentar catarinense afirmou que pretende defender, ao mesmo tempo, a democracia e o voto popular: “O pior momento para este Conselho é cassar o voto popular de quem chegou aqui pelas urnas. Mas não podemos admitir que a nossa democracia, o nosso respeito e esta Casa sejam atacados por parlamentares que fazem parte desse contexto.”
Último debate
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Catarina realiza nesta quarta-feira (2), às 19h, na sede da Federação dos Trabalhadores no Comércio (Fecesc), em Florianópolis, o debate final entre os cinco candidatos e candidatas à presidência estadual do partido. O primeiro turno da eleição ocorrerá no próximo domingo (6), e a disputa está acirrada.