Cotas raciais
O governador Jorginho Mello (PL) ainda não divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) se vai sancionar ou vetar o projeto que acaba com as cotas raciais nas universidades públicas catarinenses. Entretanto, em uma votação de 2014 no Congresso Nacional, quando era deputado federal, Jorginho votou a favor da criação de cotas raciais para concursos públicos da administração federal. O texto previa a reserva de 20% das vagas nos processos seletivos. A proposta tinha 10 anos de validade. Em 2024, houve a renovação com uma nova aprovação no Congresso, aumentando para 30% a reserva de vagas e incluindo indígenas e quilombolas.
Continua depois da publicidade
Ampla maioria
O texto foi aprovado por ampla maioria no Congresso Nacional. A bancada catarinense, que à época contava com 14 votos, registrou 11 favoráveis e 3 contrários ao texto. O atual governador, naquele período, estava no PR, partido que depois se tornou o PL.
Aliás
Somente 36 dos 513 deputados federais votaram contra o projeto, que depois foi sancionado pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Um dos votos contrários foi do então deputado federal Jair Bolsonaro.
Falando em cotas
O posicionamento da secretária de Educação do Estado, Luciane Ceretta, nesta segunda-feira (15), em entrevista à rádio Som Maior, de Criciúma, sobre o projeto que acaba com as cotas em SC, é uma demonstração de seu currículo e de seu conhecimento sobre o sistema educacional brasileiro. Luciane lembrou que a discussão é sobre “garantir acesso a quem historicamente foi excluído”. Mesmo criticada por pessoas favoráveis ao projeto, a secretária acerta ao não embarcar em discursos ideológicos predominantes e ao trazer para a discussão uma visão técnica e um olhar atento sobre a realidade brasileira.
No STF
A ministra Cármen Lúcia é a relatora da ação que pede a suspensão da aprovação do projeto na Alesc. Caberá a ela decidir se concede ou não uma liminar para suspender os possíveis efeitos do texto. A ação é da Associação dos Remanescentes do Quilombo Vidal Martins (ARQVIMA), de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Nomeado
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou o novo ocupante do cargo de juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), na vaga de jurista. A escolha de Lula foi por José Sérgio da Silva Cristóvam. Ele foi o terceiro mais votado na lista tríplice formada pelo TJ-SC em dezembro de 2024 e era considerado o favorito para a nomeação desde então. Cristóvam assume a vaga deixada por Ítalo Mosimann.
Nominata
O Progressistas de Santa Catarina apresentou, nesta segunda-feira (15), em Florianópolis, a nominata completa de pré-candidatas e pré-candidatos aos cargos de deputado estadual e federal para as eleições de 2026. Além dos pré-candidatos, participaram do evento o secretário-geral da executiva nacional e estadual do PP, Aldo Rosa, o senador Esperidião Amin, os deputados estaduais José Milton e Altair Silva e o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
De saída
Pedrão, que foi candidato a prefeito de Florianópolis em 2024 pelo Progressistas, está de malas prontas para o Republicanos. Ele deve disputar uma cadeira na Alesc pelo partido. A chegada à sigla ocorre sob a bênção de Jorginho Mello. Os dois tiveram um distanciamento nos últimos anos em razão da saída de Pedrão do PL, em 2019. No entanto, reaproximaram-se recentemente, o que facilitou o movimento.
Não agora
O desejo do prefeito de Joinville, Adriano Silva (NOVO), de estadualizar o Hospital São José não será atendido no atual mandato do governador Jorginho Mello (PL). Um grupo de trabalho já foi montado para discutir o tema, mas as definições devem ficar para depois de 2026. A afirmação é do próprio governador, ao ser questionado sobre o assunto na semana passada.
Continua depois da publicidade
Parque do Bem
O Espaço Família do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foi totalmente reformado e entregue oficialmente nesta segunda-feira (15). A reforma ocorreu por meio de recursos arrecadados pelo Instituto Parque do Bem, que, uma vez por ano, promove uma festa beneficente no Dia das Crianças com o objetivo de realizar melhorias na unidade. O momento foi marcado por muita emoção, principalmente por parte dos familiares de crianças internadas no local, que passam a contar com um espaço digno para permanecer durante os tratamentos.

