Bom dia! É quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026. O Café com Ânderson está servido. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Fica
Nesta semana, durante um café com jornalistas da NSC, o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), afirmou que não renunciará ao cargo até abril para disputar a eleição de 2026. Ele chegou a ser cotado para ocupar a cadeira de vice ao lado do governador Jorginho Mello (PL) na disputa pela reeleição, mas foi preterido pela escolha do prefeito de Joinville, Adriano Silva (NOVO). Topazio afirma que ficará mais três anos à frente da prefeitura da Capital e completará o atual mandato.

Mas…
A escolha de Jorginho por Adriano caiu como um balde de água fria nos planos de Topazio e de outras pessoas da prefeitura de Florianópolis. Já se falava, inclusive, em nova equipe de secretários e até em festa para a posse da vice-prefeita Maryanne Mattos (PL), que assumiria o cargo. Pessoas do entorno do prefeito dizem que ele ficou abatido com a decisão do governador.

Sem espaço
Houve quem especulasse uma candidatura de Topazio a outros cargos. No entanto, ele já tem compromissos firmados tanto com a Alesc, por meio da pré-candidatura de Fábio Botelho, quanto com Julio Garcia, pré-candidato a deputado federal. Como o prefeito também apoiará Jorginho na eleição ao Senado, como bem sabemos, o espaço político está lotado.

Articulador
Nos bastidores, o nome apontado como responsável por selar o casamento entre Jorginho e Adriano Silva é o de Cléverson Siewert. O secretário da Fazenda do Estado é amigo de Adriano e um dos principais articuladores do governo Jorginho. Coube a ele aproximar as duas pontas da conversa.

Continua depois da publicidade

Tentativa
Jorginho marcou para a semana que vem uma conversa com a bancada do MDB. Ele quer reverter a decisão publicada pelo Café, nesta quarta-feira, sobre a debandada do partido dos cargos ocupados no governo do Estado. O encontro ocorreria ainda nesta semana, mas acabou sendo adiado.

Decisão
Por enquanto, está definido que os secretários emedebistas do governo Jorginho deixarão os cargos após o Carnaval. Jerry Comper, na Infraestrutura, e Cleiton Fossá, no Meio Ambiente, devem efetivar a saída no dia 2 de março.

Cotas
Nesta quarta-feira (4), a ministra do STF, Cármen Lúcia, decidiu negar seguimento à primeira ação levada ao Supremo que tentava derrubar a aprovação, feita pela Alesc, da lei que extingue as cotas raciais nas universidades do Estado ou que recebam recursos estaduais. A magistrada, porém, não analisou o mérito da questão e rejeitou o pedido com base em uma questão processual, ao afirmar que o tipo de recurso adotado pela Associação dos Remanescentes do Quilombo Vidal Martins não era o adequado para a análise do caso. Outras ações tramitam no STF sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes.

Perplexidade
Em um trecho da decisão desta quarta-feira, a ministra se posicionou sobre a aprovação da lei catarinense: “Embora o objeto do projeto legislativo, tornado a Lei catarinense n. 19.722, gere perplexidade, por materializar um retrocesso nas políticas de inclusão e de correção de desigualdades históricas que têm sido desenhadas no Brasil nas últimas décadas em favor da justiça social, a validade constitucional desse diploma normativo não pode ser objeto de exame nesta via processual.”

Continua depois da publicidade

Trio do Sul
Caso Carol de Toni migre para o NOVO, o partido aposta em três nomes do Sul do Brasil para emplacar cadeiras no Senado. Além da deputada federal catarinense, disputam espaços na Câmara Alta em 2026 pela sigla: Marcel Van Hattem, no RS, e Deltan Dallagnol, no PR.

Lista Sêxtupla
O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) formou a lista sêxtupla para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) destinado ao Ministério Público aberta com o aumento do número de cadeiras, no final de 2025. Os escolhidos foram: Monika Pabst, Carlos Henrique Fernandes, Alexandre Graziotin, Andreas Eisele, Maury Viviani e Rui Kolb Schiefler. A lista será enviada ao TJSC, que selecionará três candidatos.

Atletas “importados”
Foi aprovado na Alesc o projeto de lei que muda as regras para atletas “importados” nas competições da Fesporte. De autoria do deputado Mauro De Nadal (MDB), a proposta impede que atletas sem vínculo com Santa Catarina participem apenas de forma pontual dos jogos, prática vista como prejudicial à formação de talentos locais. A nova regra permite a participação de atletas de fora apenas com transferência regular e homologação no Estado. A ideia é reforçar a identidade municipal e o esporte amador. O texto segue para sanção do governador.

Bom motorista
A Alesc também aprovou, nesta quarta-feira (4), o projeto de lei que institui o “Desconto do Bom Motorista”. O texto é de autoria do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) e prevê a concessão de 5% de abatimento no IPVA para condutores cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), ferramenta prevista no Código de Trânsito Brasileiro que reúne motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses. O deputado destaca que o projeto não acarretará perda de arrecadação ao Estado. Dados recentes mostram que a receita com o IPVA tem crescido, em média, 10% ao ano, percentual superior ao desconto proposto.

Continua depois da publicidade