A vinda de Carlos Bolsonaro a Santa Catarina no primeiro fim de semana de agosto, inclusive para participar dos atos em apoio ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, confirma os planos políticos da família. O filho 02 de Bolsonaro pretende se candidatar ao Senado por SC em 2026.
Continua depois da publicidade
Apesar da resistência da classe política catarinense, as intenções da família permanecem firmes. Em entrevistas recentes, Jair Bolsonaro afirmou ter um acordo com o governador Jorginho Mello (PL): uma das duas vagas ao Senado pelo PL em SC no próximo ano seria indicada por ele, e a outra, pelo governador. Jorginho, no entanto, negou a existência de tal acordo envolvendo Carlos.
Carlos Bolsonaro em SC, veja fotos
Ainda assim, a presença do vereador carioca em Santa Catarina para iniciar sua caminhada política indica que o plano já está traçado. Diante disso, a dúvida que se impõe é qual será a resposta do eleitor em 2026. Do ponto de vista legal, basta que o vereador estabeleça domicílio eleitoral em SC até seis meses antes da eleição.
Se isso acontecer, não haverá impedimentos para que ele dispute uma vaga pelo Estado. Assim, caberá aos catarinenses decidir nas urnas: darão aval a Carlos, mesmo sem trajetória local, ou optarão por nomes com maior ligação com Santa Catarina?
Continua depois da publicidade
A decisão — e seus efeitos — estará nas mãos dos eleitores do Estado.
Estreia em SC
O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, passou o fim de semana dos dias 2 e 3 de agosto em Santa Catarina. No sábado, participou de um almoço com aliados na Grande Florianópolis. No domingo, foi a Criciúma para integrar a manifestação de apoio ao próprio pai, Jair Bolsonaro. Mais tarde, esteve no mesmo ato em Florianópolis. Foi a estreia dele em SC como figura política.





