Uma campanha da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) na quarta maior cidade de Santa Catarina está fazendo um alerta para a população local. Técnicos da empresa foram até uma área de hotéis e grandes condomínios na bacia do Rio Araújo, em São José, na Grande Florianópolis. A iniciativa integra o programa Trato pelo Araújo e tem como objetivo ampliar o diálogo junto à comunidade e aos visitantes sobre a importância do uso adequado das instalações sanitárias. O principal alerta é: “vaso sanitário não é lixeira”.
Continua depois da publicidade
As equipes distribuem materiais informativos e conversam com moradores e locadores de imóveis sobre o descarte correto de resíduos. O objetivo é incentivar que sejam deixados lembretes visíveis nas residências e hospedagens, especialmente aquelas alugadas para turistas estrangeiros, orientando sobre o sistema local de esgotamento sanitário, que não é projetado para receber materiais como papel higiênico, cabelos, plásticos, lenços umedecidos e outros objetos.
Veja fotos da campanha de alerta
Os técnicos da empresa de água e esgoto lembram que, diferentemente de outros países, o sistema brasileiro de esgoto não é dimensionado para receber resíduos sólidos.
– Esses materiais não se dissolvem e acabam se acumulando nas tubulações. Com o tempo, juntam-se à gordura e outros resíduos, provocando entupimentos e prejudicando o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário – destacou o engenheiro Tiago Contarato Trés, coordenador dos trabalhos de campo do programa Trato pelo Araújo, em material divulgado pela Casan.
A ação faz parte do conjunto de atividades contínuas de educação ambiental promovidas pelo Trato pelo Araújo, que busca preservar o bom funcionamento da rede coletora de esgoto e proteger o meio ambiente, fortalecendo a consciência coletiva sobre o uso correto da infraestrutura pública.
Continua depois da publicidade
A empresa afirma que não podem ser descartados em vaso sanitário os seguintes materiais:
- Lenços umedecidos, fraldas, cotonetes, absorventes, plásticos, cabelos, preservativos e até mesmo papel higiênico. Esses materiais devem ser sempre descartados na lixeira.
Atenção também para outros cuidados importantes:
- Óleo de fritura: nunca despejar na pia — a gordura solidifica e causa obstruções na rede.
- Água da chuva: calhas e ralos não devem ser conectados à rede de esgoto.
- Tampas de poços de visita: não devem ser removidas para escoar água pluvial — essa prática prejudica o sistema e pode causar acidentes.



