Com a aprovação do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), nesta quinta-feira, a Polícia Militar programou para fevereiro de 2019 o lançamento do PMSC Cidadão. O aplicativo permitirá o catarinense acionar o 190 depois de alguns toques na tela. O projeto vai custar R$ 1.063.087,00.

Continua depois da publicidade

Pelo sistema, o usuário fará um cadastro informando seus dados. A partir disso, ele terá uma série de funcionalidades de botões à disposição. No caso das mulheres vítimas de violência, por exemplo, haverá um botão de pânico. Para a chamada de emergências aos 190, a pessoa precisará responder perguntas com respostas com "sim" ou "não". Além disso, poderá mandar fotos, vídeos e áudios das ocorrência. A localização será enviada via GPS.

O desenvolvimento é da PMSC, em parceria com o MPSC, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). O aplicativo estará disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.