Os investimentos previstos para os próximos anos em uma cidade de Santa Catarina a colocam na linha de frente na briga pelas grandes rotas de cruzeiros. Um píer turístico e um shopping náutico estão entre os projetos para Itajaí, no Litoral Norte. Com investimento de R$ 300 milhões do governo federal, a obra do píer será realizada até 2026 e corresponde à metade dos R$ 600 milhões destinados à modernização do Porto de Itajaí. A expectativa é que a nova estrutura aumente o número de escalas e consolide a cidade como um dos principais destinos náuticos do país.

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Bem ao lado do píer onde os turistas irão desembarcar, será erguido o maior shopping náutico do Brasil, o Boulevard Marina Itajaí, que terá investimento inicial de R$ 100 milhões e será integrado à marina no centro da cidade, reunirá 120 operações, que incluem gastronomia, lazer e amplo comércio. A inauguração está prevista para o verão de 2026/2027.

Veja abaixo fotos dos navios e do futuro shooping

De acordo com Anderson Becker, CEO da ABecker Loteamentos, responsável pelo empreendimento, o Boulevard Marina Itajaí vai suprir uma lacuna para os turistas que desembarcam em Itajaí com tempo limitado para explorar a cidade.

– Muitas vezes, esses visitantes não encontram opções próximas ao porto e permanecem nas imediações por conta do horário de retorno ao navio. A proposta do Boulevard é atender a essa demanda crescente, oferecer experiências completas de lazer, gastronomia e compras, além de fortalecer a economia local – explica.

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O projeto do shopping inclui áreas verdes, jardins integrados, lojas de alto padrão, cafés e restaurantes. A localização estratégica, ao lado do terminal de cruzeiros e com vista para a baía, promete transformar o espaço em um novo polo de atração turística e comercial. Em Itajaí, a próxima temporada de cruzeiros tem início previsto para 18 de dezembro e contará com 39 escalas de transatlânticos. A cidade deve receber ao menos 154 mil passageiros de acordo com a prefeitura.

A temporada 2024/2025 de cruzeiros no Brasil registrou números expressivos, com mais de 200 roteiros e a oferta de 862 mil leitos, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta que cada cruzeirista gera um impacto econômico médio de R$ 668,91 nas cidades de escala e de R$ 877,01 nas cidades de embarque e desembarque. Atualmente, Santos (SP) lidera o turismo de cruzeiros no país, com cerca de 1 milhão de passageiros recebidos na última temporada, devido principalmente pela infraestrutura do terminal e pela variedade de atrativos turísticos na região.