Visivelmente, o fluxo de turistas no Carnaval de 2026 em Florianópolis foi menor do que na temporada passada. Relatos se espalham por diferentes praias sobre a calmaria em pontos bastante frequentados nesta época do ano. Em contrapartida, mesmo com menos visitantes, blocos e festas tradicionais registraram alto volume de público. Com arenas espalhadas por nove pontos da Capital catarinense, a folia nas ruas, neste ano, consolidou-se como uma festa da cidade.

Continua depois da publicidade

Obviamente, há reflexões a serem feitas sobre a menor presença de turistas em Florianópolis neste ano. As projeções da prefeitura eram de 3 milhões de visitantes durante toda a temporada até maio, número que deve ficar longe de ser atingido. Cabe ao poder público chamar o setor privado e as entidades comerciais para um debate sobre fatores que podem ter impactado diretamente os planos iniciais. Isso deve fazer parte de um planejamento ou de uma correção de rota por parte de uma cidade que respira o turismo.

Veja fotos do Carnaval de rua em Florianópolis

Isso não anula, porém, o fato de que a Capital vem construindo um Carnaval de rua cada vez mais maduro. Mesmo sem os turistas no nível esperado, o município soube proporcionar folia em diferentes pontos e formatos.

Com envolvimento do poder público e das comunidades, as festas vêm avançando em segurança e conforto. O modelo de concessão adotado pela prefeitura, com nove arenas nos bairros, torna o evento menos oneroso para os cofres públicos e mais diversificado em atrações e localização.

Com a conclusão da programação de Carnaval, será possível que os setores econômicos mensurem o impacto da ausência de turistas. Entretanto, já é possível afirmar que a Capital teve uma festa com praias e balneários menos cheios, mas com uma folia em evolução e cada vez mais com a cara da cidade.

Continua depois da publicidade