Caso o presidente da República Jair Bolsonaro oficialize sua intenção de indicar o filho Eduardo Bolsonaro, que é deputado federal, para o cargo de embaixador brasileiros nos Estados Unidos, a proposta precisará ser aprovada no Senado Federal. Dos três representantes de Santa Catarina na Casa, somente Jorginho Mello (PL) tem posicionamento definido.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (18), à coluna, o senador disse que votará favorável à indicação “sem nenhum preocupação”. Ele rebateu o discurso de velha política que o ato poderia indicar, como dizem os críticos, já que o presidente estaria nomeando seu filho e diz. O senador critica a grande repercussão do tema porque, na visão do senador, Bolsonaro precisa se preocupar com a situação econômica do Brasil.

Esperidião Amin (Progressistas) e Dario Berger (MDB), no entanto, ainda não têm um posicionamento definido. Amin diz que espera um ato mais concreto do presidente da República além das entrevistas sobre o assunto. Por isso ele prefere não apontar uma direção sobre seu voto.

Já Dário afirma que há um longo caminho a percorrer com a tramitação da indicação para o cargo na embaixada americana. Assim, o senador optou por não antecipar sua posição diante da possibilidade.

Anita

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oficializou a criação de uma comissão comemorativa ao bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi, que ocorre em 2021. O grupo vai construir uma rede eventos nos municípios envolvidos. Diferentes setores do governo do Estado participam do grupo, além de prefeituras.

Continua depois da publicidade

Advocacia

Está marcada para segunda-feira, às 10h, a audiência pública que irá discutir mudanças na escolha do Quinto Constitucional da OAB/SC. Será no auditório da entidade em Florianópolis.