O quadro preocupante do coronavírus em Santa Catarina levou o governador Carlos Moisés da Silva a pedir reforço na fiscalização das medidas restritivas a partir deste sábado (28). Ele esteve reunido com os chefes das forças de segurança, o comandante-geral da PM-SC, Dionei Tonet, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Charles Vieira, e o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, na Casa D’Agronômica. Neste sábado, SC atingiu 87,1% de ocupação dos leitos de UTI, além de 30,1 mil casos ativos.
Continua depois da publicidade
Recém-absolvido, governador Carlos Moisés convoca reunião emergencial com prefeitos
Os secretários de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e da Comunicação, Jefferson Douglas também participaram do encontro. A ideia é que as regras sejam cumpridas. A sensação no governo é de que houve um relaxamento nas últimas semanas, por isso a necessidade de as forças de segurança intensificarem a fiscalização do uso de máscara e aglomerações.
Com negacionismo e flexibilização de regras, SC vive pico de contaminação por Covid-19
Como primeira medida para que se evitem novos fechamentos, o entendimento de Moisés é de que as regras devem ser cumpridas. Os trabalhos já devem iniciar na noite deste sábado nas cidades de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Novas decisões ficam para a próxima semana
Mais cedo, antes de se reunir com as forças de segurança, Moisés participou de uma reunião com prefeitos do Estado. No encontro, além de anunciar recusos para a reativação de leitos de UTI, ficou decidido que novo encontro ocorre na próxima segunda-feira (30). Os Poderes (Alesc, TJ-SC, TCE-SC), devem ser chamados a participar das novas decisões.