Um assunto tem dominado as rodas de conversa da maior cidade da Serra Catarinense. Nos últimos dias, Lages se viu em meio a uma polêmica: a cidade terá a Festa do Pinhão em 2025? Informações divulgadas recentemente pela prefeitura dão conta de que o evento ocorrerá, mas sem que ocorram os shows famosos shows nacionais no Parque Conta Dinheiro. A prefeita da cidade, Carmen Zanotto (Cidadania), é taxativa ao responder a pergunta acima: “Vai ter Festa do Pinhão”. No entanto, será diferente do que tradicionalmente os lageanos e visitantes conhecem. Em entrevista exclusiva à coluna, nesta quinta-feira (10), a prefeitura falou sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo Carmen, a prefeitura fez uma licitação para a contratação da empresa que iria organizar a festa, como tradicionalmente ocorre. Entretanto, das seis empresas que participaram do edital, nenhuma delas se mostrou apta a entregar o esperado pelo município. Assim, a prefeitura decidiu que vai assumir a organização em 2025:

– Em função das dificuldades que a gente enfrentou nos processos licitatórios e a ausência de grandes empresas que já passaram pela Festa do Pinhão em Lages, nós vamos fazer A Festa do Pinhão, o Recanto do Pinhão, a Sapecada do Pinhão, e vamos ter shows nacionais. Claro que não será no parque, mas será na cidade de Lages.

Veja fotos da festa e da realeza de 2025

A coluna também questionou Carmen sobre a preocupação de lojistas e empresários que fizeram investimentos para receber os visitantes da festa, como ocorre anualmente. Segundo ela, a prefeitura compartilhou com estas pessoas o que estava acontecendo.

Continua depois da publicidade

– A gente quer preservar esse patrimônio, essa história, e a festa vai ser boa.

A programação ainda não foi divulgada, mas o município prepara estruturas em diferentes pontos da cidade para manter. Os nomes dos shows nacionais ainda não foram divulgados.

Edital da organização da festa

Segundo a prefeita, o edital lançado neste ano para a organização da festa trouxe modificações pontuais em comparação com a licitação de 2024. Segundo ela, nenhuma das três grandes empresas que tocaram as festas do Pinhão dos últimos anos se manifestaram com interesse. O argumento delas, de acordo com Carmen, é que a edição deste ano e Lages coincide com as festas de São João no Norte/Nordeste, o que impede a contratação de boa parte dos artistas nacionais.