nsc
    nsc

    JUDICIÁRIO

    Em palestra no TJ-SC, Fachin afirma: "Juiz não assume protagonismo retórico da acusação nem da defesa"

    Compartilhe

    Ânderson
    Por Ânderson Silva
    20/09/2019 - 10h14 - Atualizada em: 20/09/2019 - 16h02
    Ministro Edson Fachin palestrou no TJ-SC nesta sexta-feira em Florianópolis (Foto: Tiago Ghizoni/NSC Total)
    Ministro Edson Fachin palestrou no TJ-SC nesta sexta-feira em Florianópolis (Foto: Tiago Ghizoni/NSC Total)

    Em palestra no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), nesta sexta-feira (20), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin fez um discurso que chamou a atenção pelo destaque dado na sua atuação como relator da operação Lava-Jato. Antes de falar sobre o combate à corrupção, ele destacou a importância da Constituição e do papel do STF neste processo.

    Fachin lembrou que a palestra ocorria no auditório Teori Zavascki, que morreu em 2017, num acidente aéreo, e era o antigo relator da Lava-Jato.

    — Teori faz falta; é uma falta que fala, que diz, que se expressa num silêncio eloquente. Nós sabemos porquê. Teori fez a diferença, ser que fincou raízes e projetou asas. Deixou-nos um legado: antes e acima de tudo, tomar a Constituição como bússola — disse.

    Depois, em uma aparente referência ao ex-juiz federal Sérgio Moro, responsável por julgar a operação em primeira instância até o final de 2018, o ministro disse:

    — Juiz não investiga, nem acusa; juiz não assume protagonismo retórico da acusação nem da defesa; não carimba denúncia nem se seduz por argumentos de ocasião; juiz não condena nem absolve por discricionarismos pessoais — afirmou Fachin.

    Aparentemente, Fachin fazia referência às mensagens divulgadas pelo site The Intercept sobre os diálogos de Moro com o procuradores do MPF da força-tarefa da Lava-Jato.

    Leia as últimas notícias do NSC Total​

    ​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas