Uma das mais importantes vias de Florianópolis, principalmente na região universitária, certamente também está entre as que mais apresentam pontos de retorno ou conversão. Na Avenida Madre Benvenuta, no Bairro Santa Mônica, os condutores têm diversas opções para entrar nas ruas vizinhas ou retornar. Com isso, o trânsito ficam mais lento e há pequenos acidentes com a redução de velocidade para a conversão.

Continua depois da publicidade

 

Alternativas

Duas alternativas viáveis poderiam ser aproveitadas pela prefeitura. Uma: o retorno maior e com infraestrutura adequada em frente à Udesc para quem está no sentido Itacorubi e pretende voltar. Duas: o retorno com semáforo perto da Acojar e junto à base da PM para quem está em ambos os sentidos. Há também uma opção próximo ao Angeloni.

A avenida deixou de ser uma via residencial há bastante tempo. Fica próxima a duas universidades, a um shopping e corta um centro gastronômico que se formou recentemente. Certamente um fechamento desagradaria os moradores, mas ter de andar por um pequeno trecho para fazer a volta em um local mais adequado daria mais segurança e melhoraria o fluxo.

 

Continua depois da publicidade

Avaliação

A prefeitura admite que do ponto de vista técnico o fechamento dos retornos é o mais adequado. No entanto, essa avaliação será feita em conjunto com a comunidade local, diferentemente do que ocorreu no caso da mudança no acesso da Byron Barcellos, para quem está na Avenida Beira-Mar Norte. Por isso, um encontro com os moradores será marcado. A intenção do município é ouvir sugestões. Há 15 anos, segundo técnicos da prefeitura, não havia opções de retorno na Madre Benvenuta como atualmente. Mas por uma decisão das equipes da época o canteiro foi aberto.

 

Leia outras publicações de Ânderson Silva