Os relatos de falta de papel higiênico nos banheiros das unidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, nas últimas semanas, têm se espalhado. Há episódios, inclusive, de pessoas que têm levado o item de casa para usar dentro da instituição. No começo desta semana, 15 diretores de diferentes centros de ensinos e departamentos encaminharam um ofício ao Pró-Reitor de Administração pedindo explicações sobre a falta do item de higiene. Em nota, nesta quinta-feira (3), a UFSC se manifestou (veja abaixo).

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Segundo o documento assinado pelos diretores em reclamação enviada à reitoria, “desde o início do semestre letivo, a UFSC tem sofrido com a irregularidade no fornecimento de papel toalha e papel higiênico para os seus banheiros”. Os diretores afirmam: “Desnecessário lembrar o quanto isso afeta a garantia das condições de salubridade em nossas unidades”.

Veja fotos do anúncio da situação financeira da UFSC, em 13/3

Os professores ainda alegam que “as informações sobre o tema são até agora precárias”, e pedem que duas perguntas sejam respondidas: 1 – Quais os motivos dessa intercorrência?; 2 – Quando e como o abastecimento de nossos banheiros será regularizado?.

O que diz a UFSC

Em comunicado à comunidade acadêmica, nesta quinta, a universidade afirmou que o caso não tem ligação com a situação financeira da instituição. A pró-reitoria de Administração afirma que o problema está no contrato de limpeza:

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“A Pró-Reitora de Administração (PROAD) informa que temos acompanhado atentamente a situação dos serviços de limpeza prestados pela empresa PROVAC, responsável pelo atendimento em Florianópolis. Nos últimos meses, percebemos um aumento significativo no número de reclamações sobre a qualidade do serviço e a falta de reposição de materiais essenciais. Importante destacar que esse problema está relacionado à execução do contrato e não tem qualquer relação com a situação orçamentária da UFSC, uma vez que os pagamentos estão sendo realizados integralmente e sem atrasos.

Para garantir a devida apuração das denúncias e possíveis irregularidades, instauramos um processo administrativo. Além disso, a PROAD tem realizado reuniões frequentes com a empresa, visitas aos locais mais afetados e buscado soluções para minimizar os impactos causados à comunidade acadêmica.

Reforçamos que a atuação dos fiscais setoriais é fundamental para que tenhamos registros oficiais sobre a execução do contrato. A avaliação mensal feita por estes agentes é essencial para a elaboração do relatório de fiscalização, documento que permite identificar descumprimentos e aplicar os devidos descontos à empresa, garantindo a qualidade do serviço prestado.

Pedimos também que qualquer problema relacionado ao serviço de limpeza seja formalmente reportado ao Departamento de Contratos (DPC) pelo e-mail limpeza.dpc@contato.ufsc.br ou por meio dos formulários disponíveis via QR code nos cartazes da campanha Fiscaliza AÇÃO.

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Reiteramos que estamos acompanhando essa questão de perto e manteremos todos informados sobre os próximos passos. Vale destacar que os demais campi da UFSC, atendidos por outras empresas terceirizadas, não têm apresentado problemas similares.

Por fim, esclarecemos que uma nova contratação por meio de licitação está sendo realizada, em decorrência do encerramento do atual contrato. O processo seguirá nos próximos dias para a confecção de edital e análise jurídica.

Contamos com a colaboração de todos para garantir a manutenção da qualidade dos serviços prestados à nossa universidade”.

Dificuldade financeira

No dia 13 de março, a reitoria da UFSC fez uma coletiva de imprensa para detalhar a situação financeira da instituição. A previsão é de déficit de até R$ 37 milhões para 2025. De acordo com o reitor Irineu Manoel de Souza, naquele dia, se não houver uma mudança de cenário, as atividades podem ser mantidas somente até outubro diante da falta de recursos.

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