Conhecido pela atuação no sistema prisional de Joinville e a busca por presídios e penitenciárias mais humanizados, o juiz João Marcos Buch foi eleito desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), nesta quarta-feira (19). A decisão ocorreu por unanimidade (veja as fotos da eleição abaixo). Buch ficou famoso nos últimos anos depois que divulgou cartas escritas aos presos de Joinville em diferentes momentos, como as festas de final de ano e na despedida dele da cidade para a transferência a Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Natural de Porto União, ele vai ocupar a vaga deixada pelo desembargador aposentado Pedro Manoel Abreu, até então o decano do TJ. A cerimônia de posse de Buch já está agendada para o dia 7 de março de 2025, na sala de sessões Ministro Teori Zavascki. Após a votação dos desembargadores e das desembargadoras, o presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, deu as boas-vindas ao ocupante do 95º cargo de desembargador.

O novo desembargador entrou na carreira em julho de 1994. Ele atuou como juiz substituto nas comarcas de Florianópolis, Santa Cecília, Curitibanos, Rio Negrinho, Joinville, Imbituba e São Francisco do Sul;  e como titular nas comarcas de Quilombo, Canoinhas e Joinville. Em 2023, foi promovido a juiz de direito de 2º grau.

Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o magistrado já integrou o grupo temático de persecução penal da ENASP (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública) e o núcleo de execução penal do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF).

Continua depois da publicidade

Em entrevista à assessoria de imprensa do TJ-SC após a eleição, ele disse: “É um novo judicar, porque ele é colegiado. Você tem que aprender a dialogar mais com seus pares, porque o juiz no primeiro grau decide tudo com muita solidão, mas no Tribunal, não. No Tribunal as decisões são colegiadas, e isso é importante. Então a expectativa é de muito trabalho, mas ao mesmo tempo de muita satisfação e muita felicidade por levantar todas as manhãs e vir ao Tribunal de Justiça para exercer a judicatura, que é a profissão que eu escolhi”.

Veja abaixo as imagens da eleição de Buch no TJ-SC