Os olhares dos bastidores políticos estão voltados para os movimentos da deputada federal Carol de Toni (PL). Em casa nas últimas semanas por conta do nascimento da segunda filha, Bárbara, a parlamentar tem publicado nas redes sociais normalmente, mas evitado qualquer posicionamento mais contundente sobre o cenário político de 2026. A especulação atual é que Carol está de malas prontas para deixar o PL e se filiar ao NOVO. Já há quem diga que o partido reservou uma data de dezembro para que ela faça o ato de oficialização.

Continua depois da publicidade

Com uma eventual confirmação da filiação de Carol ao NOVO, o cenário pode mudar de figura em Santa Catarina. O posicionamento da deputada, segundo fontes, tende a encorajar o prefeito de Adriano Silva (NOVO) a buscar um voo solo para a disputa ao governo do Estado em 2026. Nas redes sociais, pessoas ligadas ao NOVO se demonstraram empolgadas com levantamentos recentes que mostraram Adriano num cenário favorável.

Veja fotos de Carol de Toni

Já no PL, o governador Jorginho Mello tem sido pressionado a ceder às intenções de ceder um dos espaços na disputa ao Senado e permitir que Carol seja a candidata junto com Carlos Bolsonaro. Isto faria com que o senador Esperidião Amin ficasse sem o espaço, jogando a federação União Progressistas a procurar outra composição, algo que o governador sabe que não é interessante para a reeleição dele no ano que vem.

Na prática, então, a decisão de Carol de Toni é o fator decisivo do momento sobre as composições do jogo eleitoral catarinense. Tanto o NOVO como o PL estão com os olhos atentos para o que a deputada escolherá nas próximas semanas.

Continua depois da publicidade