Os governadores que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) fazem, nesta quarta-feira (23), a primeira reunião do Conselho de Governadores de 2025, em Brasília. O encontro reúne representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul para tratar de temas estratégicos de desenvolvimento, integração regional e infraestrutura.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Entre os destaques da agenda está a reunião com o Banco Mundial, onde será discutido o projeto de Sistemas Integrados para Adaptação às Mudanças Climáticas e assinada a formalização de um Memorando de Entendimento. Os governadores também debaterão, junto às bancadas federais, pautas prioritárias como a criação do Fundo de Catástrofes, alterações na Lei Aldir Blanc e a proposta de um Fundo Constitucional de Financiamento para a Região Sul e Sudeste.

Outro ponto central da reunião será a discussão sobre perdas nos royalties de petróleo e gás natural, ajustes no Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a possível adesão ao Tratado Internacional Rodoviário (TIR). A programação encerra com um encontro na Embaixada do Uruguai, onde os governadores e os embaixadores do Mercosul vão tratar de integração logística, com foco em ferrovias e hidrovias.

Participantes confirmados:
• Jorginho Mello — Governador de Santa Catarina
• Eduardo Leite — Governador do Rio Grande do Sul
• Darci Piana — Vice-governador do Paraná
• Eduardo Riedel — Governador de Mato Grosso do Sul
• Luis Alberto Andres — Banco Mundial

Continua depois da publicidade