O governo de Santa Catarina está decidido a abrir dois escritórios internacionais. Um deles ficará na China, enquanto o outro será nos Estados Unidos. A informação é do próprio governador Jorginho Mello (PL). Segundo ele, a ideia é que as unidades sejam as responsáveis por fazer a relação de SC com as autoridades e lideranças locais.
Continua depois da publicidade
Jorginho defende que, mesmo com as missões internacionais feitas pelo governo, é importante que haja uma estrutura fixa para que a relação do Estado com autoridades e investidores locais siga adiante de forma permanente. O governador, inclusive, já definiu os nomes de quem vai designar para coordenar os dois escritórios, que serão vinculados à SCInvest – a antiga SCPar -, o braço do governo de parcerias com empresas.
Na China, o designado será Rodrigo Prisco Paraíso, atualmente diretor de Atração e Promoção de Investimentos da InvestSC. Já para os Estados Unidos, o escolhido é o atual presidente da InvestSC, Renato Lacerda.
Lacerda deve deixar a presidência em breve. Para o lugar dele, Jorginho escolheu Mário Aguiar, ex-presidente da Fiesc, que ainda não deu uma resposta oficial ao governador, que está otimista no “sim” do empresário.
A ideia de Jorginho é fazer parcerias com entidades empresariais para que elas possam ajudar a bancar as estruturas internacionais. Assim, os escritórios também vão servir de base para empresários locais que vão aos EUA e China para negócios. Segundo o governador, não é necessária a aprovação de projeto na Alesc para a criação das estruturas.
Continua depois da publicidade
 
				 
                                    