As unidades de tratamento intensivo na Grande Florianópolis estão próximas da lotação máxima. Os casos de coronavírus cresceram e a região se aproxima do colapso. Nesta quarta-feira (9), segundo os dados da prefeitura da Capital, há apenas um leito SUS disponível para adultos em toda a região. Ao todos, são 199 leitos de UTI, sendo que 188 estão ocupados. Além disso, 10 constam como indisponíveis por estarem garantidos para pacientes em procedimento.
Continua depois da publicidade
Dagmara: Santa Catarina tem que perder a vergonha de enquadrar os negacionistas
O governo do Estado contabiliza o dado de forma diferente. No sistema estadual há 11 leitos disponíveis: os 10 que a prefeitura cita como indisponível e um livre. Mas, de acordo com o município, os indisponíveis não estão liberados, por isso o cálculo atual é de que há somente um leito à disposição na região (veja o dado do Covidômetro abaixo).

O secretário de Saúde da Capital, Carlos Alberto Justo, afirma que a região está acompanhando as decisões do Coes, que é grupo do governo do Estado comandado pela secretaria de Saúde, sobre as medidas de restrição social e aguarda a ampliação dos leitos de UTI.
SC tem 94 novas mortes por coronavírus, o pior número diário desde agosto
Continua depois da publicidade
Além disso, Justo diz que a prefeitura amplia o quadro da atenção primária e reforça as UPAs para tentar dar conta dos casos suspeitos e contaminados aumentando a testagem para puder isolar rapidamente os novos casos, além das medidas de vigilância e fiscalização.
Pelos dados do Estado, a ocupação dos leitos adultos SUS na Grande Florianópolis é de 94,5%. Da mesma forma, a beira do colpaso chegou para a região. Os leitos de COVID para adultos estão 96,4% ocupados.
 
				 
                                    