O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), será ouvido nesta quarta-feira (17) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado no Senado. A sessão está marcada para as 9h. Também é esperada a presença do secretário de Segurança Pública, Flávio Graff. Ambos fazem parte da pauta de governadores, ex-governadores e secretários de segurança dos Estados que a CPI convidou desde a criação do grupo, em novembro.

Continua depois da publicidade

Segundo fontes do governo, a ideia de Jorginho é apresentar os números catarinenses e as iniciativas adotadas no Estado para o combate ao crime organizado. Além disso, o governador deve reforçar as ações que colocam SC na liderança dos rankings de Estado mais seguro do país. Ele também deve estar acompanhado dos chefes das polícias Civil, Ulisses Gabriel, e Militar, coronel Émerson Fernandes, além da secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, e do secretário de Comunicação, Bruno Oliveira.

Jorginho será o primeiro governador ouvido desde o começo das sessões. Na semana passada, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participou da CPI. Nesta terça-feira, a agenda prevê a fala do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho.