nsc
    nsc

    Reforço

    Médicos em SC pedem reforço nas equipes: "Somente aplausos não derrotarão o coronavírus"

    Compartilhe

    Ânderson
    Por Ânderson Silva
    01/08/2020 - 14h35
    Simesc pede mais médicos para o combate ao coronavírus em SC
    Simesc pede mais médicos para o combate ao coronavírus em SC (Foto: Mauricio Vieira/Secom)

    Valorização e contratação de mais profissionais para o enfrentamento ao coronavírus. Estes serão os focos de uma campanha que o Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc) vai lançar na próxima segunda-feira. A entidade pedirá que, além do reforço de equipamentos com a abertura de leitos de UTI, seja investido em recursos humanos. Para isso, a campanha destacará a frase: "Somente aplausos não derrotarão o Coronavírus".

    > Veja a evolução da pandemia em SC em um mapa interativo

    O Simesc alega que médicos estão sendo afastados por conta do coronavírus, o que fgera uma sobrecarga aos profissionais da linha de frente: "As novas contratações não são realizadas e os que colocam suas vidas em risco para realizar o melhor atendimento possível à população, não são valorizados", afirma o sindicato.

    A reclamação da entidade é que na rede estadual os contratos são temporários e com baixa remuneração. Na rede privada, afirma o sindicato, não há garantias trabalhistas por conta dos contratos feitos com pessoa jurídica. "Abrir leitos sem contratar novos médicos abre a chance de os médicos estarem mais expostos ao vírus e serem eles os responsáveis por ampliar a contaminação cruzada", reclama o Simesc.

    Em contrapartida, o Estado e as unidades médicas têm relatado dificuldade para contratação de profissionais. Há relato, por exemplo, de município com vagas abertas para atendimento em postos de saúde, mas sem interessados.

    Leia também:

    "A família não tem visão dele doente, de tão rápido que foi", diz filho de vítima do coronavírus em Joinville

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas