Conhecida por sediar a filial da fábrica da alemã BMW e por um crescimento industrial e logístico de cargas acelerado, a cidade catarinense de Araquari, vizinha de Joinville e próxima à divisa com o Paraná, executa um plano de R$ 72 milhões em obras viárias, com duas novas pontes, que pretende eliminar barreiras geográficas e ampliar a integração com outros grandes centros da região. A projeção de unificação da malha urbana foi um dos fatores que contribuiu para a urbanizadora ABecker, uma das maiores do país, antecipar a demanda e inaugurar o Multi Space Araquari, primeiro shopping do município.
Continua depois da publicidade
Com a confirmação das duas pontes estratégicas (sobre os rios Parati e Itapocu) e a facilidade de deslocamento entre os bairros, aliado à alta renda gerada pelo parque industrial, os lojistas do empreendimento recém-inaugurado em dezembro preveem aumentar o fluxo de consumidores.
Veja fotos do primeiro shopping de Araquari
O gargalo de Araquari, que é a divisão da cidade por rios e rodovias federais, dificultava o acesso ao comércio. O projeto municipal prevê reduzir em 80% o tempo de deslocamento em trajetos críticos. A principal estrutura, sobre o Rio Parati, encurtará um percurso de 17 quilômetros para apenas 488 metros, reduzindo o tempo de 40 minutos para apenas 7. Já a ponte sobre o rio Itapocu ligará a cidade ao município de Guaramirim, reduzindo um trajeto de cerca de 16 quilômetros para 112 metros.
Para o varejo, essa capilaridade significa aumento da zona de influência. O Multi Space, localizado no bairro Itinga, foi dimensionado para atender a demanda crescente dos últimos anos e também acompanhar o crescimento com essa nova evolução. Com 14 mil m² de área bruta locável (ABL), mais de 100 operações e âncoras como Brasil Atacadista e Lojas Koerich, o complexo concentra a oferta de serviços em um ponto que se tornará estratégico após a conclusão das conexões viárias.
Anderson Becker, CEO da ABecker, afirma que a decisão de implantar o shopping resultou na análise de dados, do desenvolvimento “fora da curva” da cidade nos últimos anos e a lógica de antecipação.
Continua depois da publicidade
– Identificamos que o crescimento industrial de Araquari viria acompanhado de uma pressão por infraestrutura e serviços. O Multi Space foi planejado para estar operacional no momento em que a cidade começasse a aprimorar a sua infraestrutura logística. Quem se instalou agora já está posicionado para colher os frutos dessa expansão de fluxo, atendendo o morador local, mas a demanda regional que as novas pontes vão facilitar – analisa o executivo.
Além de reduzir custos logísticos estimados em R$ 32 milhões ao ano para as empresas locais, as obras funcionam como indutoras de densidade urbana, segundo especialistas.












