nsc
    nsc

    Balneabilidade

    Novo teste do IMA aponta que água da Beira-Mar Norte está imprópria para banho

    Compartilhe

    Ânderson
    Por Ânderson Silva
    08/10/2019 - 19h21 - Atualizada em: 13/10/2019 - 19h17
    Foto: Gabriel Lain/NSC Total
    Foto: Gabriel Lain/NSC Total

    O teste de balneabilidade da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, divulgado nesta terça-feira coloca a água da praia como imprópria para banho. O resultado foi alto: o índice de coliformes fecais ficou em 16 mil, sendo que o limite máximo é de 800. O ponto monitorado fica no bolsão da Casan. Nos sete testes anteriores o resultado deu abaixo de 800, o que colocava o local como próprio para banho.

    Pela regra do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que faz os testes,o local fica próprio quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli (coliformes fecais) por 100 mililitros de água.

    A situação muda quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros, o que ocorreu na Beira-Mar Norte. O índice de 16 mil deixou o local impróprio sem a necessidade de outras semanas de medição.

    A Casan diz que logo após sair o resultado do IMA, a companhia e a empresa que está gerenciando a pré-operação "já começaram a tentar identificar a causa, não da impropriedade (que é até previsível em alguns momentos), mas do número alto registrado".

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas