As concessões de rodovias estaduais sempre foram um tema delicado em Santa Catarina. Historicamente, os governos resistiram em abrir espaço para pedágios nas SCs, sob o argumento de que a população rejeitaria a cobrança. Essa postura manteve o Estado como uma exceção no Sul do país, onde apenas em território catarinense não há estradas estaduais sob concessão.
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Nos últimos meses, porém, o governador Jorginho Mello (PL) passou a sinalizar que pretende mudar essa realidade. O primeiro movimento ocorreu com a Via Mar, rodovia que ele já adiantou que será pedagiada. A fala foi interpretada como um recado político de que o tema voltará à mesa, ainda que com cautela, dada a sensibilidade junto à opinião pública.
Nos bastidores, lideranças políticas avaliam que Jorginho não pretende avançar no tema durante o atual mandato. A aposta é que, caso conquiste a reeleição, o governador deve dar início a um programa de concessões mais amplo, incluindo também rodovias federais. O raciocínio é de que, primeiro, será preciso garantir melhorias nas estradas estaduais, para só então ampliar a discussão.
A expectativa é que os contratos sejam feitos de forma a reduzir o impacto no valor dos pedágios, evitando tarifas elevadas para os usuários. A entrada de Santa Catarina no mapa das concessões rodoviárias é vista como inevitável para ampliar a qualidade das estradas e garantir mais segurança aos motoristas.
Resta, agora, acompanhar como será construída essa transição e, principalmente, de que forma os preços cobrados nas praças de pedágio serão equilibrados com a realidade de Santa Catarina.
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