O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou, nesta terça-feira (11), uma nova funcionalidade no sistema de atendimento a emergências. A partir de agora, quem ligar para o 193 poderá acompanhar, em tempo real, o deslocamento da equipe até o local da ocorrência. O modelo é semelhante ao que se vê nos transportes por aplicativo, onde a pessoa acompanha o deslocamento do veículo. Ao final, o cidadão também poderá avaliar o atendimento dos bombeiros.

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A ferramenta, inédita no Brasil, já está em operação em todo o Estado. Desenvolvido dentro da corporação, o sistema pretende aumentar a transparência, a eficiência e a interação com a população. Segundo o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a inovação e o aprimoramento do atendimento ao cidadão.

– Esse é mais um passo na modernização do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O sistema permite que o cidadão acompanhe o deslocamento da guarnição, tenha previsibilidade da chegada da equipe e possa avaliar o atendimento prestado. É um avanço que aproxima ainda mais a corporação da comunidade, garantindo agilidade e qualidade no serviço público – destacou o comandante-geral.

Veja fotos da operação de atendimento de ocorrências

Como funciona o sistema

Assim que o cidadão liga para o 193, a Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) registra a ocorrência e o sistema envia automaticamente uma mensagem de texto através do aplicativo de conversa para o número do solicitante. A mensagem contém um link exclusivo, onde a pessoa poderá acompanhar em tempo real o deslocamento da viatura até o local; visualizar a estimativa de tempo de chegada da equipe; e avaliar o atendimento, em dois momentos distintos, o primeiro sobre o serviço de atendimento telefônico e o segundo sobre o atendimento presencial da guarnição.

Essas avaliações são encaminhadas diretamente ao sistema interno do CBMSC. Os testes do sistema começaram em setembro, quando o envio do link era feito manualmente pelos atendentes. Em outubro, o processo passou a ser automatizado, em um projeto-piloto na Capital. Com o sucesso da iniciativa, o sistema foi expandido para todo o Estado já em novembro.

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