Uma operação do CyberGAECO, nesta sexta-feira (17), cumpre cinco mandados de busca e apreensão em uma operação contra a venda ilegal de medicamentos abortivos em Santa Catarina. A decisão judicial que autorizou o trabalhos inclui a remoção dos anúncios disponíveis em mecanismos de buscas. Já foram apreendidos medicamentos de comercialização ilegal, inclusive hormônios para indução de parte. Duas pessoas foram presas em flagrante.
Continua depois da publicidade
O trabalho do Gaeco ocorre em apoio à investigação conduzida pela 7ª Promotoria de Justiça de Joinville. A operação “Bioleak” tem o objetivo de combater a comercialização clandestina de medicamentos abortivos em plataformas digitais.
Veja fotos da operação
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Joinville e Balneário Camboriú, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville contra duas pessoas investigadas, suspeitas de serem responsáveis pela administração de sites e diversos anúncios publicados em plataformas de e-commerce. Além da venda de medicamentos, as investigadas também ofereciam suporte para a prática de aborto, colocando em risco a saúde de diversas mulheres, de acordo com o MP-SC.
A investigação revelou a existência de diversos sites e anúncios que apresentavam conteúdo semelhante, confirmando-se, após diligências investigativas, a atuação de uma rede coordenada por trás dessas páginas. Além das medidas cautelares de busca e apreensão, foram deferidos judicialmente os pedidos de bloqueio dos sites relacionados à prática criminosa investigada, incluindo, a remoção dos anúncios disponíveis em mecanismos de buscas na internet.
Continua depois da publicidade







