A esperada vitória de Roberto Katumi (PSD) na eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Florianópolis representa mais do que uma conquista pessoal e política para o pessedista. Traz junto também um triunfo para o prefeito Gean Loureiro (MDB), um dos articuladores da chapa vencedora.

Continua depois da publicidade

Mesmo sendo do partido do ex-prefeito Cesar Souza Junior (PSD), Katumi era o líder de governo até assumir a presidência da Câmara interinamente. Agora, contou com o apoio e a articulação de Gean para vencer a disputa pela Mesa Diretora.

Tiago Silva (MDB), colega de partido do prefeito, resolveu montar uma chapa de última hora. Levou sete votos, todos da oposição dentro da Câmara. Somente Rafael Daux, também do MDB, se absteve. Fabio Braga (PTB) será o vice de Katumi e em janeiro de 2020 assume a presidência da Câmara. A parceria foi fundamental para tirar Braga da chapa que seria montada na oposição.

Pela nova composição, Renato Geske (PR) passa a ser o líder de governo. Na semana passada, Filipe Mello (PR) deixou a Casa Civil e disse que o partido continuaria na base de apoio ao prefeito, mas não ocuparia cargos. No entanto, a posição de Geske dentro da Câmara mantém o partido em um patamar importante na base aliada.

Os 15 votos da eleição da Mesa Diretora dão a tônica do apoio que Gean deve receber em projetos futuros. Tirando Marcelo da Intendência (PP), que votou em Katumi, mas é da oposição, os outros 14 parlamentares tendem a votar com o prefeito pela posição política. Sem falar em outros apoiadores dentro dos sete votos recebidos por Tiago Silva.

Continua depois da publicidade

 

Mais dentro do que fora

Teoricamente, o PSD é oposição ao governo Gean Loureiro (MDB). Isso se for levado em conta o histórico da eleição de 2016 e as versões oficiais. A eleição de segunda-feira, porém, demonstrou que o partido está mais próximo da situação do que da oposição. A começar pelo apoio de Gean à candidatura de Katumi. Depois, Dalmo Meneses (PSD) abriu mão de concorrer em uma chapa contra Katumi para apoiá-lo. Ninguém assume, mas claramente o PSD dá sinais de que falta pouco para aderir oficialmente ao governo Gean.

 

Diário oficial

Comentário nos bastidores da Câmara sobre o resultado das negociações para a Mesa Diretora: “é bom ficar de olho nos próximos diários oficiais da prefeitura para ver quem vai ser nomeado”.

 

Só na foto

A chapa que derrotaria Katumi na eleição da Câmara foi desmobilizada entre quinta e sexta-feira da semana passada. Mas uma foto tirada dentro do gabinete do vereador Vanderlei Farias (PDT) deixou eternizada a oposição que não vingou. Nela estão 12 vereadores, além de outro que estaria por telefone. Dos 13, cinco mudaram de lado nas negociações finais e um voltou para a prefeitura.

 

Leia também:

Ex-ministro da Fazenda no governo Dilma aceita convite de Bolsonaro para BNDES, diz jornal

Continua depois da publicidade