Um carro blindado tem chamado a atenção nas ruas de Florianópolis nos últimos dias. O “caveirão”, como é popularmente conhecido em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, circulou por pontos da Capital catarinense como a ponte Hercílio Luz e a comunidade Chico Mendes, na região Continental. Imagens rodaram pelas redes sociais e causaram curiosidade. A coluna apurou que o veículo está sendo operado por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) em formato de teste na parceria com a fabricante do blindado.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O carro foi feito pela Excalibur Army, indústria da Tchéquia, e numa parceria com Tatra Brasil, empresa de veículos automotores, está circulando pelos Estados brasileiros em formato de teste e apresentação às forças de segurança. A vinda para SC foi uma parceria com a Fiesc, segundo o secretário de Segurança do Estado, Flávio Graff.
Veja abaixo as fotos do blindado em Florianópolis
Depois do uso em formato de teste em Santa Catarina, o Estado vai avaliar a possibilidade de adquirir veículos do modelo conforme a necessidade, o que ainda não é confirmado. O modelo que está sendo usado na Capital é um Patriot II.
Ele prevê a capacidade para entre seis e oito pessoas. Segundo a Excalibur Army, a construção do veículo permite a instalação de estações de armas controladas remotamente com canhões de calibre 20 mm. A velocidade do blindado pode chegar a 110 km/h.
Continua depois da publicidade
Conforme a descrição das fabricantes, o carro “atende também às necessidades de lei e ordem pública como por exemplo, polícias, bombeiros, e defesa civil, eventualmente também atende serviços de segurança e recepção de autoridades, entre outros”.








