O convênio assinado ontem entre o governo do Estado e despachantes de Santa Catarina concedeu a autorização para que, nos processos de transferência de veículos, os certificados de registro e licenciamento de veículo (CRLV) possam ser emitidos por escritórios de despachantes. O evento ocorreu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. A partir de agora, os próprios despachantes vão poder agilizar o serviço, sem a necessidade do aval do Detran.

Continua depois da publicidade

O serviço será opcional, ou seja, o condutor não tem obrigação de ir até um dos 800 pontos de despachantes e pode continuar procurando os 86 Ciretrans locais. Caso o motorista opte pelo despachante, o tempo de impressão do novo documento pode deve levar até 10 minutos depois dos pagamentos das taxas. Hoje, em alguns casos, chega a 10 dias.

Pelo convênio, os escritórios darão entrada na documentação e registrarão dentro do sistema do Detran após a vistoria que o próprio motorista deve realizar. Além do valor pago ao Estado, o condutor também terá a taxa de cada despachante.

Torcida

O presidente da Associação de Despachantes do Estado de Santa Catarina (Adotesc), Osnildo Osmar Silveira, conhecido como Silveirinha, transformou o auditório em um estádio de futebol. Chamado ao palco do teatro pelo cerimonialista, pediu aos despachantes que lotaram o auditório para se levantarem e aplaudirem o ato.

Continua depois da publicidade

Saia justa

No seu discurso, Silveirinha deixou o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) em uma clara saia justa. Passou a nomear deputados e federais que segundo ele ajudaram no pleito da associação. Depois, pediu em meio à fala para que Pinho Moreira deixasse todos os parlamentares discursarem por dois minutos. Sentado na plateia, o governador acenou aceitando, mas depois o deputado federal Ronaldo Benedet foi designado para falar por todos os parlamentares presentes.

Campanha

No mesmo evento o governo lançou a campanha “Mais Segurança no Trânsito”. O foco da campanha serão as motocicletas. Em 2017, os cinco principais hospitais de Santa Catarina atenderam mais de 5,7 mil acidentes envolvendo motocicletas, uma média de 477 por mês.

 

Leia outras publicações de Ânderson Silva