Com o processo oficialmente aberto para a disputa a uma nova vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) pelo Quinto Constitucional da OAB, começam as especulações sobre quem será a pessoa escolhida para a cadeira. Apesar de diferentes advogados surgirem como possíveis candidatos, a coluna apurou quem um deles é o favorito: João de Nadal. Com atuação em Florianópolis, ele já estaria em campanha para ser bem votado entre os advogados.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC no Telegram

Pelo atual processo de escolha da OAB-SC, há duas etapas internas antes do envio da Lista Sêxtupla para o TJ-SC, que vai escolher a Lista Tríplice a ser encaminhada ao governador. Na primeira delas, o Conselho Estadual da entidade escolhe 12 nomes entre os isncritos. Depois, em votação aberta a todos os associados, são definidos os seis a serem analisados pelos desembargadores do TJ-SC.

Nadal já havia tentando disputar uma vaga no Judiciário em 2021 quando o escolhido foi Diogo Pitsica. À época, entretanto, ele teve a candidatura interna impugnada e acabou ficando de fora do páreo. Desta vez, fontes relatam que ele volta com força e apoio em diferentes setores. Ele é filho do conselheiro do TCE-SC, Herneus de Nadal.

No entanto, Nadal não deve ter vida fácil na disputa. A coluna apurou que outros nomes fortes vão entrar na briga. Um deles é Fábio Jeremias, advogado de Criciúma. Ele, inclusive, já se inscreveu na disputa do Quinto, nesta quinta-feira (8). Jeremias teria o apoio de setores de peso dentro da advocacia.

Continua depois da publicidade

Também devem concorrer Wilson Pereira Junior, o Tiji, o Juliano Keller do Valle, que é discutido como candidato para representar os advogados criminalistas, e Leonardo Reis, procurador em São José. O procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, cotado para concorrer, não estará na disputa, assim como Marcelo Peregrino.

Leia também:

Bolsonaro enche ruas no 7 de Setembro em SC e acirra briga por votos bolsonaristas

Destaques do NSC Total