nsc
    nsc

    Parceria

    Santa Catarina fecha acordo com o BNDES para apoio a privatizações, concessões e PPPs

    Compartilhe

    Ânderson
    Por Ânderson Silva
    02/07/2020 - 06h57 - Atualizada em: 02/07/2020 - 06h58
    Sapiens Parque, em Florianópolis, é um dos projetos de desestatização (Foto: Hards / Divulgação)
    Sapiens Parque, em Florianópolis, é um dos projetos de desestatização (Foto: Hards / Divulgação) (Foto: Sapiens Parque, em Florianópolis, é um dos projetos de desestatização (Foto: Hards / Divulgação))

    O BNDES vai ajudar Santa Catarina em projetos de desestatizações. O acordo de cooperação técnica foi consolidado nesta quarta-feira (1º). A ideia é que o banco apoie o Estado nos projetos de concessões, privatizações e parcerias público-privadas (PPPs). Através da SCPar, o governo trabalha em propostas que envolvem unidades prisionais, o Sapiens Parque, em Florianópolis, e equipamentos turísticos.

    Bolsonaro confirma Porto de Itajaí entre as prioridades do governo para privatização

    Segundo Ramiro Zinder, secretário-executivo de PPPs da SCPar, o BNDES ajudará com investimento na contratação de consultoria para estrutura dos projetos. Isso já vem ocorrendo, por exemplo, no caso da penitenciária de Blumenau. A estrutura será administrada em uma parceria público-privada.

    - A grande vantagem do apoio do BNDES é que o estado não precisa aportar seus recursos para os projetos. Além disso, os projetos passam a se tornar independentes, ou seja, eles se tornam um política de Estado e não de governo. Passam a ter vida própria e caminham sempre de forma unilateral em direção à assinatura de contrato.

    Os processos de desestatização são lentos por conta da burocracia envolvida, mas a parceria com o banco dará ao Estado um suporte na importante etapa de estruturação. Os projetos contratados através do BNDES é que darão embasamento para o edital dos leilões das estruturas.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas