O Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), que se reúne nesta terça-feira em Florianópolis, vai discutir medidas para endurecer as medidas prisionais contra líderes de facções criminosas. Uma das ideias é aumentar o tempo de pena dos detentos condenados ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), onde ele fica 22 horas dentro da cela e tem direito a duas horas de banho de sol. Hoje, pela lei, o preso pode ficar no RDD durante dois anos.

Continua depois da publicidade

Penitenciárias federais

Além disso, os secretários vão discutir a possibilidade de os líderes de facções possam cumprir integralmente suas penas em penitenciárias federais, onde o regime diferenciado é aplicado. As medidas precisam passar pelo Congresso Nacional e têm o apoio do secretário de Justiça e Cidadania de SC, Leandro Lima, atual secretário-geral do Consej.

7 mil

É o número de presos de SC que trabalham nas unidades prisionais do Estado. O número representa 31% do total de detentos. A 2ª Mostra Laboral do sistema prisional, que começa nesta terça-feira na Capital, vai apresentar produtos feitos pelos apenados.

Continua depois da publicidade