nsc

publicidade

Ânderson

JUDICIÁRIO

STF determina extradição para a Alemanha de austríaco preso em Santa Catarina

Compartilhe

Por Ânderson Silva
17/09/2019 - 20h22
Segunda Turma do STF julgou o pedido do governo da Alemanha (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)
Segunda Turma do STF julgou o pedido do governo da Alemanha (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta terça-feira a extradição do austríaco Klaus Peter Pils, de 41 anos, preso em dezembro do ano passado em Itajaí, no litoral de Santa Catarina. Ele foi detido pela Polícia Federal (PF) e está na penitenciária da Canhanduba, também em Itajaí, desde então. Pils era procurado pelo crime de burla, que teria sido cometido na Alemanha. No Brasil, o ato é chamo de estelionato.

A relatoria do processo de extradição era do ministro Edson Fachin. O pedido do governo alemão foi aprovado por unanimidade pela Turma. Segundo a acusação vinda da Alemanha, o austríaco teria agido com um nome e passaportes inventados para fazer negociações e não pagou qualquer obrigação assumida "de modo a enriquecer-se indevidamente no valor equivalente das encomendas".

O mandado de prisão contra ele havia sido expedido pela comarca de Ansbach, na região da Baviera alemã. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), com base em informações vindas do país que pediu a extradição, Pils teria praticado a burla 12 vezes, além de outras cinco tentativas, entre 2015 e 2016.

O advogado de defesa do austríaco, Clóvis Barcellos Junior, disse que a ideia do acusado é não recorrer da extradição porque ele pretende provar sua inocência na Alemanha. O defensor nega que Pils tenha cometido os crimes:

— Os crimes ocorreram quando ele (Pils) já estava no Brasil. O Klaus não teve vantagem nenhuma. O Klaus nunca soube que era procurado. Ele entrou e saiu do país pelas fronteiras e nunca teve problemas.

Segundo Barcellos Junior, o estrangeiro chegou no Brasil em 2016 para trabalhar. Até ser preso, ele atuava em Itajaí com exportação.

Deixe seu comentário:

Ânderson Silva

Ânderson Silva

Ânderson Silva

Colunista da NSC Comunicação, publica diariamente informações relevantes sobre as decisões que impactam o catarinense, sem esquecer dos bastidores dos poderes. A rotina de Florianópolis em texto e imagens também está no radar da coluna.

anderson.silva@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade