A chegada do supernavio da BYD ao Porto de Itajaí marca o ponto alto da retomada das operações na estrutura portuária. A previsão atualizada é de que, nesta quarta-feira (28), às 8h, chegue ao litoral de Santa Catarina uma carga com 7 mil veículos elétricos, que serão distribuídos para diferentes regiões do Brasil. O navio, considerado o maior do mundo em transporte de veículos, permanecerá na cidade por três dias, incluindo a quinta-feira (29), quando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará no local e acompanhará parte dos trabalhos de descarregamento dos carros.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A visita faz parte de um evento de “celebração” pela retomada do porto, iniciada em 2023 e consolidada em 2024. A chegada do navio da BYD — que pode ser considerada a “cereja do bolo” na retomada das operações — representa mais do que a normalização das atividades: simboliza a consolidação de um novo momento para o porto. Os números iniciais de arrecadação e movimentação explicam por que o fechamento da estrutura teve tanto impacto para a cidade.

Veja fotos dos carros da marca em SC

Um exemplo disso é a festa programada para esta quarta-feira (28), em um prédio com vista para o porto, em comemoração à chegada do supernavio. O clima positivo em Itajaí e os bons resultados da retomada têm sido destacados pelo governo federal e pelos aliados de Lula em Santa Catarina nos últimos meses.

Durante o governo de Jair Bolsonaro, não foi garantida a continuidade das operações no porto — fato que a gestão atual tem ressaltado frequentemente ao celebrar sua reabertura. Esta semana, portanto, torna-se um símbolo tanto para o governo federal quanto para a cidade: um marco representado pelo supernavio que, em poucas horas, atracará em Itajaí.

Continua depois da publicidade