O trecho da BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, vai ter uma nova “dona”. Atualmente administrado pela Arteris Litoral Sul, responsável pela concessão da BR-101 Norte, o local mudará de “propriedade”. Nesta semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou à bancada federal catarinense, em Brasília, que a Motiva (antiga CCR), administradora da BR-101 Sul, vai assumir o trecho do Morro dos Cavalos para fazer a obra do túnel.

Continua depois da publicidade

Segundo o deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, a Motiva terá incorporado ao contrato dela o trecho que vai de Paulo Lopes – onde termina atualmente o contrato da concessionária do lado Sul da rodovia – até o acesso ao Contorno Viário, no sentido Norte da 101. Com isso, o Morro dos Cavalos sairá da responsabilidade da Arteris.

Veja fotos da situação do Morro dos Cavalos

A mesma reunião entre a bancada e a ANTT definiu um calendário de reuniões até março de 2026, quando será batido o martelo sobre outros pontos importantes, como o impacto financeiro da obra no preço do pedágio. Um mudança considerável que haverá nesta reorganização dos mapas da concessões é que uma das praças de pedágio da Arteris, que fica em Palhoça, deve passar para a administração da Motiva.

As definições anunciadas nesta semana confirmam que a obra do túnel no Morro dos Cavalos deve, enfim, sair do papel. Pelo calendário atual, entretanto, dificilmente os serviços vão começar em 2026. Até que todas as mudanças sejam efetivadas, do ponto de vista burocrático, além das conclusões dos projetos e licenças, a obra tende a ficar para 2027.

Continua depois da publicidade