A Federação União Progressista, composta pelo União Brasil e Progressistas, consolidou seu comando em Santa Catarina e estabeleceu uma prioridade clara para as eleições de 2026: a reeleição do senador Esperidião Amin (Progressistas). As definições ocorreram após um encontro dos membros catarinenses com o presidente nacional da Federação, Antonio Rueda, em Florianópolis, nesta terça-feira (11).

Continua depois da publicidade

O deputado federal catarinense Fábio Schiochet (União Brasil) foi o nome escolhido para liderar o grupo no Estado. Schiochet, que já preside o União Brasil estadual, assumirá a tarefa de harmonizar os interesses dos dois partidos em SC, prometendo um alinhamento com Leodegar Tiscoski, presidente estadual do Progressistas.

Na estratégia eleitoral para 2026, a principal deliberação do encontro foi o compromisso unificado em torno da candidatura de Esperidião Amin ao Senado. Os oito membros que compõem a Federação em Santa Catarina, o que inclui o próprio senador, deputados federais e estaduais, atuarão em bloco pela recondução de Amin.

Essa decisão tem um peso significativo no cenário político estadual e nas articulações pré-eleitorais. A Federação, ao cravar a defesa da reeleição de Amin, se posiciona como um grupo estratégico, sendo procurada pelos dois principais pré-candidatos ao governo do Estado, o atual governador, Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD).

O comando unificado e a prioridade definida para a disputa majoritária solidificam a União Progressista como um grupo que terá papel central na definição dos rumos políticos de Santa Catarina para o próximo pleito.

Continua depois da publicidade