nsc
    nsc

    Gastronomia

    Qual a diferença entre sorbet e sorvete

    Compartilhe

    Beto
    Por Beto Barreiros
    28/11/2020 - 07h00
    O sorbet é indicado para pessoas com intolerância à lactose
    O sorbet é indicado para pessoas com intolerância à lactose (Foto: Arquivo Pessoal)

    A grande diferença entre sorbet e sorvete está nos ingredientes e no preparo de cada um deles. O sorvete é preparado com produtos lácteos como leite fresco, creme de leite ou leite condensado. O sorbet é feito sem leite e com baixo teor de gordura, que é proveniente de frutas ou de outros produtos como o chocolate.

    No sorbet, a mistura de água, da polpa da fruta e do açúcar é que dá o equilíbrio e a liga necessários. Mesmo não tendo leite na sua composição, o sorbet pode ser tão cremoso como o sorvete de massa, já que a textura é adquirida pelo equilíbrio do açúcar e da acidez da fruta, ou de outro ingrediente que dará sabor. 

    Esta diferença nos ingredientes e no cuidado com a preparação dos sorvetes, também resulta em sabores diferentes. Para saber a qualidade de um sorvete analise a cor e a quantidade de água. A cor do sorvete deve ser a mais próxima da fruta ou do ingrediente principal. A quantidade de água também é importante, para não criar cristais de gelo.

    O sorbet é indicado para pessoas em dieta e para quem tem intolerância à lactose. Já o sorvete é para quem não tem restrições e quer aproveitar toda a cremosidade e sabor.

    Curiosidade: Quem popularizou o sorvete foi a Itália, mas a sua origem é na China, onde há mais de 3 mil anos, os chineses fizeram uma mistura de neve, mel, frutas e gema de ovo.

    Leia também:

    > Memória do Box 32: a visita do visionário Beto Carrero

    > Camarão ensopado com chuchu sai mais barato; assista ao vídeo da receita

    > Receita de orelha de gato ou cueca virada

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas