nsc
nsc

publicidade

Opinião

Fundo eleitoral: não seria abuso de autoridade?

Compartilhe

Cacau
Por Cacau Menezes
15/10/2019 - 05h00 - Atualizada em: 15/10/2019 - 07h55

A Câmara Federal aprovou projeto de lei que abre brecha para aumentar o já abusivo valor do fundo eleitoral. Aliás, a simples existência de tal fundo nunca foi digerida pelo povo porque é exagerado o número de parlamentares, porque também é exagerado o número de partidos políticos e porque não existe ideologia política dentro dos partidos, o que facilita o passeio dos parlamentares de um partido para outro. 

Considerando que, segundo a Constituição Federal, todo o poder emana do povo, pergunta-se: a aprovação de projeto de lei que contraria evidente vontade do povo, não constituiria um crime de abuso de autoridade? 

Caravana 

Podem apostar que nessa viagem de santificação da brasileira Irmã Dulce, dos 70 parlamentares brasileiros para o Vaticano, todos foram com as esposas! Queria ver a bagagem na alfândega no retorno ao Brasil. Detalhe: passaporte diplomático. Passam direto, as malas não sofrem fiscalização.

Convida para comparecerem em Nova Trento, Biguaçu ou Laguna para devoção aos santos/as. Nem aparecem. Agora, Roma, Europa, shopping, compras, restaurantes, etc,às custas do povo...falta lugar no voo. 

Na Ilha 

O Brasil recebe pela primeira vez a Knowledge Cities World Summit (12º KCWS), principal evento mundial de discussão sobre cidades do conhecimento. E adivinhe qual a cidade escolhida para sediar o evento? Floripa, claro. Com promoção da Fecomércio, a iniciativa vai reunir 35 especialistas de renome nacional e internacional entre os dias 4 e 7 de novembro. Durante os quatro dias haverá intensas discussões sobre como utilizar a inovação e a tecnologia para tornar o lugar onde moramos melhor, mais humano e sustentável. 

Novo MDB 

Fazendo valer a máxima que após disputas internas o partido sai fortalecido, duas chapas disputam a eleição do MDB de Floripa. A de continuidade é liderada por Francisco Rtzaki, que está à frente do partido desde que Edson Andrino foi prefeito, há mais de 30 anos, com a presença de figuras cansadas como o vereador Celso Sandrini e o Coronel Pedro Abel. A chapa Novo MDB, participação de todos, é liderada pelo jovem João Luiz Cobalchini e o presidente da Comcap, Márcio Alves. Se tiverem juízo os convencionais do partido vão escutar a voz do povo e apostar na renovação. 

Reduto mané 

Empresário Valério Gomes, que também tem uma belíssima propriedade na Barra da Lagoa, não segurou a curiosidade e fez uma visita para conhecer um vizinho ilustre, o ateliê criativo do artista e pandorgueiro Valdir Agostinho, que ganha um show no CIC dia 1º de novembro do qual Cidade Pedra Branca é uma das patrocinadoras. Valério ficou encantado com a simplicidade e o acervo do artista e garantiu cadeira cativa numa das fileiras do teatro. Aliás, o Baile Místico impulsionou a venda de ingressos. Faltando cerca de duas semanas dias do espetáculo restam poucas entradas. 

Troca-troca 

Faz sucesso na internet uma postagem mostrando o convite de um hotel na Jamaica oferecendo gratuitamente um big baseado em troca de um saco cheio de lixo recolhido na rua. Repercutindo por aqui, comentário de um ilhéu de que caso a situação fosse em "Flonopx" ia faltar lixo.  O site que gerou a postagem se chama Ovelhas Voadoras. Faz todo o sentido. 

Sabores da Itália 

Floripa se transformará em reduto italiano para comemorar a XIX Settimana Della Língua Italiana Nel Mondo. Nesta terça (15) e quinta-feira 17, o chef italiano Antonio Bufi, da região da Puglia, aterrissa em solo manezinho a convite do Maremonti para preparar uma Pizzada Italiana e o já tradicional Jantar Harmonizado em parceria com Rômulo Giponi, que comanda a trattoria de São Paulo. 

Casamento gay 

"Se o casamento homossexual incomoda alguns, isso é como uma temporada chuvosa, que se espera passar, ou uma careca, com cujo desgosto o sujeito vai ter que conviver o resto da vida. É um assunto que só diz respeito ao incomodado."  A frase não é de nenhum ativista da causa LGBT, mas sim do desembargador Helio David Vieira Figueira dos Santos, relator de novo recurso contra casamento gay julgado e rejeitado por unanimidade pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. 

Supersalários 

Senadora Simone Tebet, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, incluiu na pauta da reunião desta terça (15), a Proposta de Emenda Constitucional que prevê o fim dos supersalários nas empresas estatais, como a Petrobrás, Caixa, Correios, por exemplo. A PEC, de autoria do senador Dário Berger (MDB-SC), é o item 15 da pauta. Dário quer estabelecer que os servidores não recebam mais do que o teto constitucional de remuneração do serviço público — equivalente ao salário de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente em R$ 39,2 mil. Existem diretores de empresas públicas que recebem mais de R$ 100 mil mensais.

Lute como ela 

A luta dela (Antonieta de Barros) contra o preconceito racial e contra a mulher negra em especial e de tantas outras mulheres, é o enredo da Consulado do Samba para o Carnaval de 2020, cujo samba foi escolhido no final de semana. A parceria de Conrado Laurindo, Edson do Tamborim, Fred Inspiração, Jean Leiria, Tabajara Ortiz, Wagner Amaral, Wilson Silva e Willian Tadeu se sagrou campeã do Concurso de samba-enredo da escola. Aliás, Conrado Laurindo, Edson do Tamborim, Tabajara Ortiz, Wagner Amaral e Wilson Silva são bicampeões, já que foram os compositores do samba que ajudou a Escola a se tornar a Campeã do Carnaval de Floripa este ano. 

Ficou 

Deputado federal Hélio Costa diz que ia, mas não foi. Mesmo sem ser convidado para a mesa das autoridades, ficou até o fim e em local reservado pela Acaert no evento da SSP porque tinha interesse na palestra do general Theophilo para ter mais detalhes sobre a Força Nacional. "Inclusive, o general foi convidado por nós para participar da reunião deliberativa da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para falar sobre presente e o futuro da Guarda Nacional".  Sobre humildade, diz que a sua história de vida fala por si mesma. 

Toques 

Em Curitiba

Nosso festejado professor Neri dos Santos participou nesta segunda-feira (14), em Curitiba,de um evento do Governo do Estado do Paraná, como convidado, para falar sobre a Transformação Digital na Administração Pública Estadual. 

Alerta

Deputado Kennedy Nunes está propondo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o concurso da Polícia Militar de Santa Catarina, realizado no dia 11 de agosto, porque foi informado por colegas do Acre que o instituto que aplicou as provas, foi proibido de realizar concursos por lá por fraudes.    Acorda, Figueira

Meu Deus, o time lutando pra sair do inferno e os caras contratam o Pintado para ser treinador justo quando todo o elenco estava fechado com o treinador que tiraram. É gostar de confusão. 

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Cacau Menezes

Colunista

Cacau Menezes

A cara, o jeito e o sotaque de Floripa. O colunista da cidade, das pessoas que são destaque, dos bastidores decisivos e dos acontecimentos mais importantes.

siga Cacau Menezes

Últimas do colunista

Loading interface...
Cacau Menezes

Colunista

Cacau Menezes

A cara, o jeito e o sotaque de Floripa. O colunista da cidade, das pessoas que são destaque, dos bastidores decisivos e dos acontecimentos mais importantes.

siga Cacau Menezes

publicidade

publicidade

Mais colunistas

    publicidade

    publicidade

    Mais colunistas