nsc

publicidade

Cacau

ZONA LIVRE

Projeto sobre agrotóxicos é aprovado em primeira votação na Câmara de Florianópolis

Compartilhe

Por Cacau Menezes
18/09/2019 - 19h04 - Atualizada em: 18/09/2019 - 22h20

Aprovado em 1ª votação na Câmara de Vereadores, o projeto de autoria do vereador Marquito (PSOL), que define como Zona Livre de Agrotóxico a produção agrícola, pecuária, extrativista e as práticas de manejo dos recursos naturais em Florianópolis

A proposição é pioneira no Estado e visa fomentar o desenvolvimento dos setores econômicos voltados para a produção e a comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos, contribuindo para a Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada.

O Brasil é um dos países que mais usam agrotóxicos no mundo, sendo responsável por pelo menos 20% do consumo mundial, inclusive usando agrotóxicos que são proibidos em outros países.

A ONU já vêm alertando sobre os impactos dos usos dos agrotóxicos na saúde, em 2017 um relatório apontou que mais de 200 mil mortes ocorreram pelo uso direto de agrotóxicos e pesticidas no mundo.

Eliminar o uso de agrotóxicos é uma questão de saúde, tanto humana quanto do meio ambiente. O Ministério Público de Santa Catarina já apresentou relatório da contaminação da água potável por agrotóxicos. Recentemente foi comprovada que a mortandade de mais de 50 milhões de abelhas no Estado, foi causada por agrotóxicos.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Cacau Menezes

Cacau Menezes

Cacau Menezes

A cara, o jeito e o sotaque de Floripa. O colunista da cidade, das pessoas que são destaque, dos bastidores decisivos e dos acontecimentos mais importantes.

cacau.menezes@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade