O possível início de recuperação do setor de bares e restaurantes, sugerido na primeira etapa da pesquisa da Abrasel em Santa Catarina logo após o Réveillon, quando 54% dos proprietários de estabelecimentos do litoral indicaram movimento maior do que no mesmo período do verão anterior, não se concretizou.
Continua depois da publicidade
Foi o que apontou a segunda consulta da entidade, realizada entre 10 e 13 de fevereiro, na qual 68% dos entrevistados avaliaram a temporada inferior ou igual à passada – mesmo com muitas promoções no período, o que não era comum.
— Vale destacar que há dois anos já se percebia redução no fluxo de clientes. Uma percepção igual à do ano anterior não é considerada positiva — afirma Raphael Dabdab, presidente da entidade no Estado.
A exceção foi no Litoral Norte, onde 40% dos empresários avaliaram que houve melhora, apesar de o clima não ter favorecido, uma vez que o tempo ensolarado e seco na maior parte do período estimula o veranista a permanecer mais tempo à beira do mar, muitas vezes fazendo as refeições na praia e saindo mais tarde para jantar, aumentando a ociosidade do setor em outros horários.
A temporada 2021 começou a ser construída neste verão. Santa Catarina entregou aos seus visitantes novas atrações turísticas, como a reabertura da ponte Hercílio Luz, o aquário de Balneário Camboriú e melhorias na infraestrutura, com o novo aeroporto Hercílio Luz e o alargamento da faixa de areia de Canasvieiras, por exemplo.
Continua depois da publicidade
— Também foi um período sem maiores contingências nas áreas de abastecimento de água e energia elétrica. No quesito de segurança, conforme apontado pela pesquisa, a avaliação foi muito satisfatória. Todos esses fatores fazem com que os turistas levem boas recordações do nosso estado e divulguem espontaneamente nossos atrativos — finaliza Dabdab.