*Por Silvana Pires
O governo brasileiro decidiu repatriar os brasileiros que estão na região da província de Hubei, local onde começou a epidemia de coronavírus. A informação foi dada, por meio de nota, na tarde deste domingo (2) pelo Ministério das Relações Exteriores. Os brasileiros que optarem por retornar vão ser "submetidos a um período de quarentena, de acordo com procedimentos internacionais". O Ministério da Saúde ficará responsável por esse procedimento.
Continua depois da publicidade
De acordo com a nota, a Embaixada do Brasil em Pequim irá entrar em contato com os brasileiros para prestar esclarecimentos e organizar o retorno daqueles que desejarem. O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), irá realizar o plano de voo da aeronave que será enviada à China. Há a possibilidade dessa aeronave ser fretada.
Mais cedo, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, afirmou que não via necessidade de uma lei para que os brasileiros fossem repatriados, que era mais uma questão "de decisão".
Neste domingo (2) foi publicado no YouTube um vídeo, em que brasileiros que estão na China fazem um apelo para que o governo os retire do país, como já ocorre com cidadãos dos Estados Unidos, Itália e Japão. Na gravação, os brasileiros se colocaram à disposição de cumprir quarentena e observação.
Continua depois da publicidade
Confira a íntegra da nota
Repatriação dos brasileiros que se encontram em Wuhan/Hubei, China, em decorrência da epidemia de coronavírus
O governo brasileiro adota todas as medidas necessárias para trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que se encontram na província de Hubei, especificamente na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus. Serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil.
Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos a quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde.
O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, trabalha na elaboração do plano de voo da aeronave, possivelmente fretada, que será enviada à China. Os detalhes da operação, que está sendo planejada, serão informados posteriormente. A Embaixada do Brasil em Pequim entrará em contato para prestar informações e organizar os procedimentos cabíveis.
Continua depois da publicidade
Duas brasileiras, que se encontravam em Wuhan e também possuíam nacionalidade portuguesa, já embarcaram em voo francês que transportou cidadãos da União Europeia. Elas farão quarentena em Portugal.
Departamento de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa
Leia também: Efeitos do coronavírus: "As notícias falsas geram muito pânico", diz catarinense que mora na China