nsc
    nsc

    PACOTE ANTICRIME 

    Procurador-Geral da República vai sugerir veto a item do pacote anticrime de Moro

    Compartilhe

    Carolina
    Por Carolina Bahia
    16/12/2019 - 15h40 - Atualizada em: 16/12/2019 - 16h04
    Procurador geral da república
    Augusto Aras. (Foto: Rosinei Coutinho / SCO / STF / Divulgação)

    O procurador - geral da República, Augusto Aras, vai encaminhar nesta terça-feira (17) ao Palácio do Planalto sugestão de veto ao pacote anticrime que já foi aprovado pelo Congresso.

    Em sintonia com o ministro da Justiça, Sergio Moro, Aras vai defender que o presidente vete a criação do juiz de garantias, ou seja, um juiz que será responsável apenas pela supervisão da investigação criminal. À coluna, Aras explicou que considera a ideia válida e positiva, mas acredita que o sistema Judiciário não tem condições orçamentárias para implementar a medida.

    — É uma questão de orçamento — reforçou.

    Resultado da Comissão de Juristas nomeada pelo Senado para estudar a reforma do Código de Processo Penal, a proposta prevê que o juiz das garantias deverá exercer funções referentes à tutela dos direitos individuais, como decidir sobre os pedidos de prisão provisória; de interceptação telefônica; de quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico; de busca e apreensão domiciliar, dentre outras. Também garante que ele abrange todas as infrações, exceto as de menor potencial ofensivo.

    Segundo o autor do texto, a criação deste cargo é importante para garantir a imparcialidade do magistrado, que, na avaliação dos parlamentares, pode ser desvirtuada durante a investigação. Advogados que defendem a criação do juiz de garantias já encaminharam argumentos aos deputados e senadores, solicitando ao Congresso derrubada do veto, caso o presidente Jair Bolsonaro resolva mesmo descartar esse item da lei.

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​

    Acesse as últimas notícias do NSC Total

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas