A CCR, concessionária que administra o Aeroporto de Navegantes, decidiu reinserir a segunda pista no Masterplan do terminal. A informação chegou nesta segunda-feira (10) ao senador Esperidião Amin (PP), que esteve reunido com dirigentes da companhia. A preservação da segunda pista no plano de exploração aeroviária foi aprovada pelo Conselho de Administração da CCR, e altera totalmente as perspectivas para o futuro do aeroporto nos próximos 30 anos, período que deve durar a concessão.

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A segunda pista havia sido excluída do edital de leilão dos aeroportos do Bloco Sul, concluído pelo Ministério da Infraestrutura no ano passado. Diante do prejuízo para Santa Catarina, o Governo do Estado levou o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) – a ação segue em tramitação. Em paralelo, o senador Esperidião Amin levou uma representação ao Ministério Público Federal (MPF). 

Um dos principais impasses envolvia as áreas já desapropriadas, desde a década de 1990, para a construção da nova pista. Mais de 70% dos terrenos já foram pagos pelo governo federal, e os demais estão sob decreto de utilidade pública da prefeitura de Navegantes. Caso a segunda pista deixasse de ser uma possibilidade, as desapropriações se perderiam e o decreto se tornaria inválido.

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As tratativas seguiram, com o objetivo de convencer a concessionária da viabilidade da nova pista. Com a aprovação do Conselho de Administração, a CCR admite a possibilidade de revisar semestralmente a capacidade de passageiros e de transporte de cargas do aeroporto. 

Também foi aprovada a inserção, no plano de exploração aeroviária, de uma rede de armazéns para atender ao transporte de cargas. Significa uma ampliação de R$ 140 milhões no investimento previsto para Navegantes.