O governador eleito, Jorginho Mello (PL), está com a agenda pronta para o primeiro dia à frente do Governo do Estado. A primeira reunião começa cedo, às 7h da manhã, com o Secretário da Fazenda, Cleverson Siewert. Além da Fazenda, Saúde e Educação são as três prioridades para a largada, na segunda-feira (2).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Nas reuniões, Jorginho vai tratar de assuntos específicos de cada pasta que foram tocados ao longo das últimas semanas pelos secretários. Na última quinta ele já fez um encontro geral com o colegiado, para reforçar as diretrizes de governo.

Jorginho confirma Marcelo Fett como secretário de Ciência e Tecnologia

Com Siewert, o assunto deve ser a radiografia do Estado – tarefa a que o secretário tem se dedicado ao longo das últimas semanas. Nos bastidores, fala-se que o assunto é o principal ponto de atenção do novo governo neste primeiro momento.

PT já tem indicados para comando dos órgãos federais em SC

A segunda reunião será com Carmen Zanotto, secretária de Saúde. Jorginho quer saber do resultado das reuniões que ela fez com secretários municipais e outros interlocutores. A meta é zerar as filas de cirurgias – para isso, o governo pretende reforçar a parceria com hospitais filantrópicos e negociar com médicos, tarefa que caberá à Saúde.

A Educação também está na agenda de segunda-feira. O governador pediu ao secretário Aristides Cimadon sobre o planejamento para o ano letivo e o andamento do projeto de universidade gratuita no sistema Acafe, que demandará remanejamento de orçamento da pasta.

Posse
Jorginho Mello será empossado no domingo (1º), em uma solenidade em três atos. Haverá uma missa na Catedral Metropolitana, seguida da posse na Assembleia Legislativa, e da assunção de cargo no Teatro Pedro Ivo.

Continua depois da publicidade

Leia também

Força Nacional é autorizada a atuar na segurança da posse de Lula

Equipe de Lula discute reforço de segurança da posse após ameaça de atentado