nsc

publicidade

Dagmara

Feira do Livro

Associação Catarinense de Imprensa teme "caça às bruxas" com corte de Miriam Leitão 

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
16/07/2019 - 19h12 - Atualizada em: 17/07/2019 - 12h43
Foto: Pedro Waldrich, Divulgação
Foto: Pedro Waldrich, Divulgação

*Com Jean Laurindo (jean.laurindo@somosnsc.com.br)

O presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Arnon, lamentou a decisão da direção da 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, de suspender o convite a Miriam Leitão e ao sociólogo Sérgio Abranches para que participassem de uma mesa de debates durante o evento, devido às ameaças à jornalista nas redes sociais. Arnon atribuiu o fato à intransigência e à intolerância que ocorrem de todos os lados e diz temer que a proporção de situações desse tipo possa causar uma “caça às bruxas”.

– A gente só tem a lamentar que isso ocorra de todos os lados e pede que haja mais tolerância, que as coisas mudem. A gente não concorda com essa intolerância de divisão que está acontecendo no país – avalia.

Procurados pela coluna, nesta terça-feira, Miriam e Sérgio não quiseram comentar o caso. O anúncio de que os dois seriam excluídos da programação da Feira do Livro, que ocorre de 8 a 18 de agosto, ocorreu nesta terça-feira por parte da organização do evento.

Em nota, a Feira do Livro afirma que “nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados”, e que a decisão de cancelar a vinda dos jornalistas não foi unânime.

O coordenador artístico da 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, Carlos Schroeder, afirmou em entrevista que ficou envergonhado em ter que dizer que não conseguiria garantir a segurança de Miriam Leitão na cidade. Ele disse que comentários nas redes sociais, e enviadas aos celulares dos organizadores da feira, continham ameaças de tumulto e até mesmo de morte contra a jornalista.

- Tudo o que não queríamos era transformar a feira num palco de batalha - afirmou.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

dagmara.spautz@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade